Os Povos indígenas e o uso das tecnologias da informação como recursos EAD na defesa e difusão de suas culturas

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2023
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O assunto abordado nesta pesquisa será a importância das novas tecnologias para os povos indígenas. O objetivo é analisar o fenômeno da utilização das tecnologias da informação pelos povos originários em favor de sua proteção e perpetuação de suas culturas. A relevância desta pesquisa reside no fato ampliar ainda mais os horizontes reflexivos sobre a importância da disseminação epistêmica indígena em nossa sociedade. A metodologia utilizada nesta pesquisa é de cunho teórica utilizando como fontes a internet e bibliográfica com o uso de autores como Léon Cadogan (1959) e Daniel Munduruku (2012) que em sua obra faz um retrospecto do ativismo educacional do Movimento Indígena Brasileiro de 1970 a década de 1990. Conclui-se que o uso das tecnologias é indispensável para a sobrevivência epistêmica dos povos indígenas brasileiros contemporâneos.
Descrição
Produção acadêmica na modalidade de artigo, publicada pelo autor Ricardo Valim, como capitulo do livro "Educação: Política, estado e formação humana 2" ISBN 978-65-258-1710-1.
Palavras-chave
Indígenas, Tecnologia, Defesa, Difusão, Culturas
Citação
VALIM, Ricardo. Os Povos indígenas e o uso das tecnologias da informação como recursos EAD na defesa e difusão de suas culturas. In: ARAÚJO, Vanessa Freitag de (org.). Educação: política, estado e formação humana 2. Ponta Grossa-Pr: Atena, 2023. p. 210.