Formas de avaliação no ensino remoto

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Data
2023
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Resumo
Avaliar a aprendizagem refere-se ao processo em que a realização e o progresso dos alunos são observados, e é fundamental para o processo de planejamento didático. Mas, evidenciando a vulnerabilidade do ambiente de aprendizagem a interrupções devido a situações de crise, surgiu a pandemia do COVID-19, obrigando mudanças em muitas partes do mundo para “ensinos remotos de emergência” ou “educação remota de emergência”, com o uso majoritário dos métodos online. Essa mudança na forma de ensinar gerou muitas dúvidas e inseguranças, tanto entre os professores quanto entre os alunos, dentre as quais estão: Como avaliar o aprendizado dos estudantes de forma remota? Quais métodos de avaliação o professor pode usar no modo à distância ou virtual? Nesse contexto, o presente trabalho objetivou identificar métodos de avaliação pelos quais o professor pode analisar o processo de ensino e aprendizagem em modelos de ensino à distância ou virtual. Os problemas de ensino remoto existentes e inerentes ao nosso sistema de ensino foram sobrepostos aos problemas atuais e inéditos, como indisponibilidade de políticas e diretrizes, além das insuficientes infraestrutura e experiências de professores e de alunos tornaram o desafio mais difícil. Pensando nas formas de se avaliar o processo de ensino e de aprendizado dos alunos, uma série de possibilidades virtuais foram pensadas, como Quiz online, Avaliações de livro aberto para serem feitas em casa, Apresentações ou demonstrações online, Bibliografia comentada, Fichas informativas, ou até mesmo E-portfólios. Entretanto, como as avaliações feitas de modo online são vulneráveis à desonestidade acadêmica, precauções devem ser tomadas para percepções de trapaça não prejudiquem o moral dos alunos – um dos motivos pelos quais as avaliações frequentes em sala de aula são mais eficazes para a retenção do aprendizado do que exames para fazer em casa. Diversas precauções podem ser pensadas, inclusive durante a preparação da avaliação, como fazer perguntas mais conceituais sobre as quais os alunos não possam navegar e encontrar as respostas em várias fontes. Considerando as habilidades e competências exigidos pela Base Nacional Comum Curricular, e adaptando as ferramentas digitais existentes atualmente, o professor deu o seu melhor para atingir seus objetivos educacionais direcionados, obtendo os resultados da aprendizagem remota, usando-os como suporte para adaptar suas metodologias didático-pedagógicas, tornando-as mais eficazes.
Descrição
Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal.
Palavras-chave
Citação
RIBEIRO, Thamy Santos. Formas de avaliação no ensino remoto. 2023. 16f.Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2023.