Letramento matemático e a Base Nacional Comum Curricular

Imagem de Miniatura
Data
2022
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A matemática é uma ciência que está presente em todos os contextos da vida diária do ser humano, pois estamos inseridos em uma cultura em que os conhecimentos matemáticos se fazem presentes, por meio das situações vivenciadas no meio familiar e social. Visto que, no que diz respeito à matemática para o ensino fundamental a Base Nacional Comum Curricular - BNCC - nos trás uma perspectiva de ensino que tenha compromisso com o letramento matemático, conhecer, analisar e entender as competências e habilidades abordadas pela BNCC que favorecem o letramento matemático, assim como o significado dessa terminologia, é importante para aqueles que estão diretamente relacionados com o ensino da matemática. Sendo assim, esta pesquisa de abordagem qualitativa, por meio de uma análise bibliográfica, objetiva conceituar o letramento matemático à luz de alguns dos principais autores que abordam esse tema e de acordo com o que nos traz a BNCC sobre essa temática, assim como apresentar a importância da BNCC como instrumento de formação de alunos letrados matematicamente. Entendendo que a BNCC preocupa-se e enfatiza a importância do desenvolvimento do letramento matemático e com suas competências e habilidades busca o desenvolvimento do raciocínio, da argumentação e da comunicação, que são competências fundamentais do letramento matemático.
Descrição
Artigo apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias de Rondônia, como requisito avaliativo para conclusão do curso de pós graduação em Ensino de Ciências e Matemática,
Palavras-chave
Letratamento matemático, BNCC, Competências e habilidades
Citação
ROQUE, Gilcirlene Sacchi. Letramento matemático e a Base Nacional Comum Curricular. Orientador: José Inildo Alencar. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2022.