Dificuldade em incluir aulas práticas no ensino de ciências do ensino fundamental I das escolas públicas

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2023
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
As aulas práticas são ferramentas que contribuem com o ensino da ciência, despertando o senso crítico, a curiosidade, a imaginação e o interesse pelo estudo. Essa pesquisa, visa o interesse por saber quais ferramentas utilizadas para realização de aulas práticas e principalmente a dificuldade que os professores encontram para as realizações dessas aulas. Sabe-se que o modelo tradicional de ensino, onde as ferramentas não são utilizadas é ainda, amplamente utilizado por muitos educadores. Nas nossas escolas públicas, não são suficientes a aprendizagem dos estudantes, ou seja, as aulas práticas na disciplina de ciências são fundamentais para o ensino da área, pois permitem a investigação, a comunicação e o debate de fatos e ideias, possibilitados pela observação, experimentação, comparação, estabelecimento de relações entre fatos ou fenômenos. Podendo ser trabalhadas nas aulas de práticas experimentais, em busca do incentivo à curiosidade, o respeito à diversidade de opiniões, a persistência na busca de informações e de provas obtidas por meio de investigação. Percebe se assim uma necessidade dessas aulas práticas e a importância das mesmas para o processo de ensino-aprendizagem. Com as bibliografias disponíveis pode-se entender e relatar o quanto é importante a realização de atividades práticas no ensino de ciências.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Pós- Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática apresentado ao IFRO- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- Campus Vilhena, como requisito parcial à conclusão do Curso de Pós-Graduação
Palavras-chave
Aulas práticas, Ensino, Aprendizagem
Citação
CÔRA, Letícia. Dificuldade em incluir aulas práticas no ensino de ciências do ensino fundamental I das escolas públicas. Orientadora: Jaqueline Aida Ferrete. 2023. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2023.