Avaliação da aprendizagem e interações professor-aluno: estratégias aplicadas no aprimoramento do processo educacional

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2023
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Brazilian Journal of Development
Resumo
Apresenta-se neste trabalho uma análise da avaliação da aprendizagem em relação ao professor e ao aluno no processo educativo. No processo de ensino-aprendizagem, existem muitos fatores que influenciam nos resultados, sejam eles internos ou externos. Dentre os fatores internos, a forma como a avaliação é conduzida e a influência da relação professor-aluno desempenham papéis fundamentais nos resultados da aprendizagem. Com base nessa premissa, o objetivo foi analisar as concepções conceituais e práticas que os professores têm em relação às formas de avaliação da aprendizagem e à interação entre educadores e alunos. A pesquisa foi de caráter exploratório, descritivo e analítico, conduzida por meio de uma revisão sistemática da literatura baseada em livros, artigos, revistas especializadas, sites periódicos e bases de dados científicas, como Scopus, Web of Science, Google Scholar, utilizando palavras-chave relacionadas ao tema proposto. Os artigos selecionados foram avaliados quanto à sua confiabilidade técnica e metodológica. As informações extraídas foram organizadas em categorias e analisadas para avaliar e identificar as conexões existentes entre a relação professor-aluno e o processo de ensino-aprendizagem. Os resultados serão apresentados de forma descritiva e analítica, discutindo-os à luz da literatura existente. A partir da coleta e análise das leituras, observou-se que outras estratégias de avaliação podem servir de apoio para que os professores alcancem melhores resultados com seus alunos e os orientem em direção ao conhecimento.
Descrição
Palavras-chave
Avaliação da aprendizagem, Processo educativo, Relação professor-aluno, Ensino-aprendizagem, Concepções conceituais e práticas
Citação
SANTOS, J. P.; SANTOS, E. A.; MOREIRA, N. G.; ZUQUIM, A. F. Avaliação da aprendizagem e interações professor-aluno: estratégias aplicadas no aprimoramento do processo educacional. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 9, n. 10, p. 28666–28684, 2023. DOI: 10.34117/bjdv9n10-076. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/64053. Acesso em: 14 dec. 2023.