O Ensino do solo na Geografia: uma interpretação da prática em sala de aula
Data
2023
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A Geografia é a Ciência que estuda as características da Terra e as relações do homem com a natureza, logo o solo é o principal elemento do ecossistema terrestre, desde alicerce para as construções civis a agente modificador da paisagem. O objetivo principal deste trabalho foi promover o ensino do Solo na Geografia com uma interpretação prática e teórica da Pedologia nas turmas do 1° ano do ensino médio, que visa sensibilizar os alunos em busca da concretização da consciência pedológica e demonstrar sua importância para os ecossistemas. As atividades foram realizadas por meio de metodologias ativas de ensino-aprendizagem que destacam-se buscando desafios aos estudantes na construção do conhecimento, foram utilizadas atividades práticas envolvendo a temática para melhor desempenho dos estudantes. Os resultados foram relevantes pelo teste F ao nível de 5% de probabilidade, pois as notas dos alunos tiveram um aumento significativo posteriormente as atividades práticas, visto que as notas anteriores passaram de 2 para 4,39 com máxima 5. Diante dos resultados obtidos, é evidente que as atividades realizadas por meio das aulas práticas são essenciais para a melhor aprendizagem dos discentes.
Descrição
Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado a Coordenação de Curso de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Geografia.
Palavras-chave
Ciência do solo, Geografia Física, Prática de ensino
Citação
TORRES, Pâmela Cristina de Oliveira. O Ensino do solo na Geografia: uma interpretação da prática em sala de aula. Orientador: Jhonata Lemos da Silva,. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2023.