Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
URI Permanente para esta coleçãohttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/540
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Item type: Item , Sistema de gerenciamento de finanças pessoais(2025) Vargas, Thalysson Emanoel Carnevale; Silva, Gilberto Pereira daEste artigo apresenta o desenvolvimento do Financial Record, um sistema web voltado ao gerenciamento de finanças pessoais para auxiliar no controle orçamentário. A metodologia adotada para o desenvolvimento foi o Kanban, possibilitando uma administração visual das atividades e ênfase na entrega contínua. O sistema utiliza arquitetura REST com back-end feito com node.js com a biblioteca em Express, front-end em Next.js e banco de dados MySQL. A solução implementa a biblioteca Decimal.js para precisão em cálculos financeiros e automação de transações recorrentes. A validação ocorreu via testes de unidade, integração e ponta a ponta, garantindo a confiabilidade do software. O deploy foi realizado utilizando pipelines de CI/CD, Docker e Kubernetes, resultando em uma ferramenta funcional para o planejamento financeiro individual.Item type: Item , Desenvolvimento da biblioteca Python AutoDBLoader(2025-12-05) Rodrigues, Lucas Ferreira ; Montes, José Lucas BrandãoO presente trabalho apresenta o desenvolvimento da biblioteca AutoDBLoader, criada para automatizar processos de extração, migração e inserção de dados em bancos de dados relacionais. Implementada em Python, a solução integra as bibliotecas Pandas e SQLAlchemy, oferecendo uma lógica de inserção ordenada a qual assegura a integridade referencial entre tabelas. Além da inserção e extração de dados, a biblioteca incorpora gerenciamento de memória, processamento em lote, registro de estado, logs detalhados e uma interface gráfica desenvolvida com PyPositron, facilitando sua configuração e uso. Os resultados demonstram que o AutoDBLoader constitui uma ferramenta robusta e escalável para migração e integração de dados entre múltiplos SGBDs.Item type: Item , Desenvolvimento de um web app para cardápio digital e gestão de pedidos em lanchonetes(2025) Silva, Vanessa Oliveira da; Andrade, Marco Antonio Augusto deEsse trabalho tem como foco desenvolver um web app de cardápio digital, que tem como principal objetivo modernizar o atendimento em lanchonetes automatizando o processo de anotação de pedidos. A solução consiste na realização de pedidos através dos tablets nas mesas, enviando-os automaticamente à cozinha, aumentando a agilidade e eficiência do atendimento e reduzindo possíveis falhas. O sistema foi implementado com o uso de várias tecnologias, entre elas node.js, express, react.js e next.js e também metodologias ágeis como kanban e Git Flow, além de ferramentas como figma, swagger, jest e cypress. Os resultados nos mostram que a aplicação de fato otimiza o fluxo de atendimento, reduz os erros que ocorrem no dia a dia e melhora a organização, sendo uma opção acessível para pequenos e médios estabelecimentos. O sistema mostrou-se viável, podendo incluir futuramente a opção de impressão e integração com pagamentos digitais.Item type: Item , Sistema de gerenciamento de barbearia - BeardhairApp(2025) Silva, Lucas Fernandes; Andrade, Marco Antonio Augusto deEste artigo apresenta o desenvolvimento de um sistema voltado à digitalização do agendamento e da gestão financeira da barbearia The Beard Hair, localizada em Vilhena (RO). O projeto surgiu da necessidade de eliminar falhas operacionais causadas pelo uso de uma agenda física. O sistema foi desenvolvido em Kotlin, seguindo a arquitetura MVVM e integrando-se a uma API desenvolvida em Node.js. Entre as principais funcionalidades estão o gerenciamento de usuários, clientes, serviços e agendamentos, relatórios financeiros e indicadores de desempenho. A solução proposta visa otimizar o atendimento, aumentar a confiabilidade das informações e contribuir para a modernização da gestão de pequenos empreendimentos do setor de beleza.Item type: Item , Chatbot para consulta em documentos jurídicos(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, 2025) Ramos, Guilherme Krause; Montes, José Lucas BrandãoEste trabalho apresenta o desenvolvimento de um chatbot para consulta em documentos jurídicos, utilizando técnicas de Inteligência Artificial, Processamento de Linguagem Natural (PLN) e a arquitetura Retrieval-Augmented Generation (RAG). Considerando o cenário brasileiro de alta demanda judicial, grande volume de processos e crescente complexidade normativa, o projeto busca demonstrar a viabilidade de uma solução acessível e baseada em tecnologias de código aberto e planos gratuitos para apoiar profissionais do Direito. O sistema foi estruturado em uma arquitetura de três camadas, composta por um backend desenvolvido em Python com FastAPI, um frontend em JavaScript com ReactJS e uma camada de serviços externos integrando modelos de linguagem, bancos vetoriais e APIs especializadas. Ao longo do desenvolvimento, adotou-se uma abordagem iterativa e incremental, com organização via Kanban, além de um fluxo de automação com CI/CD, conteinerização com Docker e deploy em uma máquina virtual disponibilizada pela instituição. O chatbot permite o upload de documentos PDF, extração de texto, divisão do texto, geração de embeddings, indexação no ChromaDB e recuperação semântica para respostas fundamentadas. Foram implementados mecanismos de autenticação, controle de sessões, histórico persistente, filtragem por documento, reranqueamento e integração com modelos LLM de alta performance hospedados na Groq Cloud. Os resultados indicam que o sistema é funcional, escalável e capaz de responder de forma coerente e contextualizada, ainda que apresente desafios relacionados à precisão semântica e ao desempenho. Como trabalhos futuros, propõe-se a inclusão de novos modelos de linguagem, otimizações no pipeline RAG, testes de desempenho, suporte ao envio de documentos em lote e aprimoramentos na robustez arquitetural.Item type: Item , Academia FSLab - desenvolvimento de uma plataforma MOOC para o FSLab(2025) Apolinario, Pablo Gabriel Smolak; Andrade, Marco Antonio Augusto deEste trabalho apresenta o desenvolvimento da Academia FSLab, uma plataforma de cursos online criada para ajudar no nivelamento técnico entre alunos ingressantes no Laboratório de Fábricas de Software (FSLab) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena. A dificuldade na integração de novos membros gera uma sobrecarga para a equipe e atrasa o progresso dos projetos. O objetivo principal foi desenvolver um sistema web para facilitar o acesso dos alunos aos cursos necessários para atuarem nas atividades do laboratório. A plataforma foi desenvolvida utilizando JavaScript, com Node.js, Express.js e Prisma ORM no back-end, e Next.js no front-end. A metodologia de desenvolvimento adotada foi o modelo incremental, com a aplicação conteinerizada em Docker e implantada em um pipeline de CI/CD no GitLab. A plataforma resultante automatiza o acesso a conteúdos, a gestão do progresso e a emissão de certificados, oferecendo um ambiente de aprendizado controlado e eficiente para os novos membros do FSLab.Item type: Item , Análise de dados de acidentes de trânsito(2025) Silva, Gustavo Vinicius Duarte da; Weil, Erick LeonardoA crescente disponibilidade de dados sobre acidentes de trânsito no Brasil exige ferramentas eficientes para sua organização e análise. Este estudo apresenta o desenvolvimento de um sistema para processamento de grandes volumes de informações utilizando a linguagem Go e suas goroutines. A metodologia adotada envolve a coleta, estruturação e tratamento dos dados, permitindo sua organização de forma otimizada para futuras consultas e análises. O trabalho detalha o processo de desenvolvimento e as decisões técnicas adotadas, ressaltando a aplicação de programação paralela para lidar com grandes conjuntos de dados. Conclui-se que a abordagem implementada oferece uma base estruturada para análise de dados sobre acidentes de trânsito, facilitando investigações futuras sobre o tema.Item type: Item , Aplicativo para compartilhamento de arquivos em rede local - RB Share(2025) Ramos, Luan Rafael Batista; Weil, Erick LeonardoEste projeto apresenta o desenvolvimento de um aplicativo de compartilhamento de ar- quivos, fotos e vídeos na rede local, intitulado “RB Share”, concebido para proporcionar uma experiência de usuário intuitiva e eficiente, facilitando a transferência de dados entre dispositivos conectados à mesma rede sem a necessidade de serviços de terceiros ou arma- zenamento em nuvem; ao longo do desenvolvimento, foram enfrentados diversos desafios técnicos, como a implementação de comunicação multicast para a descoberta automática de dispositivos e a configuração de servidores web locais para o compartilhamento seguro de arquivos via link; a aplicação foi desenvolvida utilizando Flutter, o que permitiu a criação de uma solução multiplataforma robusta e adaptável tanto para Android quanto para iOS; o processo de lançamento nas principais lojas de aplicativos envolveu a conformidade com diretrizes específicas e a preparação de todos os elementos necessários para garantir a aprovação e visibilidade do aplicativo, com suporte pós-lançamento estabelecido para monitorar o desempenho e implementar melhorias contínuas com base no feedback dos usuários; o RB Share oferece funcionalidades como a seleção de arquivos, pastas, texto, e conteúdo da área de transferência, além de modos de envio personalizados, incluindo a opção de compartilhamento via link com QR code; a segurança dos dados foi priorizada, com a possibilidade de adicionar criptografia SSL e gerenciar permissões de acesso; o pro- jeto demonstrou a viabilidade e eficácia de uma solução de compartilhamento de arquivos que é ao mesmo tempo, poderosa e acessível, contribuindo para um avanço na usabilidade e na eficiência das transferências de arquivos em redes locais.Item type: Item , Desenvolvimento do jogo "Pequenos Sobreviventes"(2025) Satyro, Theodoro Flôr da Rosa; Weil, Erick LeonardoEste trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo eletrônico no estilo Survivorslike e Roguelite, utilizando o motor de jogo Unity 3D e a linguagem de programação C#. O objetivo do projeto é explorar as mecânicas desse gênero, proporcionando uma experiência dinâmica e acessível a um público amplo. A metodologia adotada inclui pesquisa e análise da área de desenvolvimento de jogos, com foco nas tendências do mercado e nas características dos jogos Survivors-like, sendo seguida por um desenvolvimento incremental com a implementação progressiva de funcionalidades e testes contínuos para avaliar a jogabilidade e o desempenho. O projeto foi desenvolvido para dispositivos móveis, adotando uma estética em pixel art e mecânicas que combinam progressão, combate automático e desafios característicos de roguelites. Como resultado, o projeto entrega um jogo funcional, destacando os desafios enfrentados ao longo do desenvolvimento, como a otimização para plataformas móveis, o balanceamento de mecânicas e a criação de uma experiência envolvente. Conclui-se que o desenvolvimento desse jogo não apenas reforça conhecimentos técnicos adquiridos ao longo da graduação, mas também demonstra a capacidade de adaptação a novas tecnologias e metodologias, contribuindo para a formação profissional e incentivando a exploração do mercado de desenvolvimento de jogos.Item type: Item , Desenvolvimento de API para gerenciamento de locação de ferramentas(2025) Makhoul, Aminah Roca; Silva, Gilberto Pereira daEste trabalho desenvolve uma API (Application Programming Interface - Interface de Programação de Aplicações) para gerenciar locações de ferramentas em pequenas empresas. Muitas dessas empresas enfrentam dificuldades com o controle manual, o que pode resultar em erros e prejuízos financeiros. O objetivo é criar um sistema automatizado para melhorar a precisão e a eficiência no gerenciamento das locações. Utilizando tecnologias como JavaS- cript, NodeJs, Docker, MongoDB e ExpressJs, o projeto emprega a metodologia Kanban para garantir um desenvolvimento ágil e eficaz. A API facilitará o controle de entrada e saída de ferramentas, reduzindo riscos e aumentando a satisfação dos administradores. Palavras-chave: API; JavaScript; Node.js; Docker; MongoDB; Express; Kanban; gerenci- amento de locações.Item type: Item , Sistema de pesquisa de logradouros de Vilhena(2024) Silva, Gabriel Evaristo ; Silva, Gilberto Pereira daExistem muitos aplicativos e programas dedicados à localização via GPS, que permitem às pessoas transitarem para o destino que desejam. Mas poucos deles têm como ponto importante a história desses locais, ou das ruas que levam a eles. Assim, muitas pessoas não conhecem a história e cultura de sua própria cidade, como no caso de Vilhena, por exemplo. Este trabalho objetiva despertar esse interesse na população da cidade, de modo que conheçam os principais pontos turísticos e a história deles. Para isso, propõe-se a criação da interface gráfica de um sistema de localização com ênfase na história dos locais do municípios. Este é o produto idealizado pelo Projeto Conhecer Vilhena, liderado pelo professor Flávio de Almeida Andrade Lico. Nesse sentido, entende-se que o conhecimento histórico e cultural de um povo em relação ao local em que mora é de suma importância para criar um sentimento de pertencimento e enriquecer o desenvolvimento destaItem type: Item , Desenvolvimento de API para plataforma de eventos do IFRO(2021) Dourado, Wandreus Mühl; Silva, Gilberto Pereira daEventos escolares são métodos muito úteis para que alunos absorvam novos conhecimentos, além de que, quando bem divulgados, promovem um retorno positivo à instituição de ensino, seja por melhorar a forma como a sociedade a enxerga ou por facilitar o surgimento de novas parcerias. Esse tipo de evento é muito importante, tal qual seu gerenciamento. Esta monografia apresenta o processo de desenvolvimento de parte de uma API (Application Programming Interface - Interface de Programação de Aplicações) para plataforma de eventos do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia). O objetivo do projeto é iniciar o desenvolvimento de um núcleo que forneça as informações referentes aos eventos da instituição. Durante o processo, a metodologia ágil Kanban foi utilizada. Resultando em um MVP com funcionalidades voltadas à criação de eventos e suas atividades, bem como as inscrições que nelas pode-se realizar. A principal contribuição do trabalho é, de fato, iniciar o desenvolvimento desse software, o qual continuará em desenvolvimento, a fim de que, uma vez finalizado, possa realizar o gerenciamento dos eventos escolaresItem type: Item , Plataforma para gerenciar problemas urbanos(2021) Silva, Wallyson Marcos Felicio da; Guimarães, Roberto SimplícioEsta monografia apresenta o conceito de um aplicativo para gerenciar problemas urbanos. O objetivo é desenvolver uma solução para um desses problemas, no qual para esse trabalho foi selecionado o tema manutenção da iluminação pública. O aplicativo foi construído utilizando um framework open-source React Native, e o processo de desenvolvimento foi embasado na metodologia Kanban. Todo o projeto foi hospedado e gerenciado utilizando a plataforma Github. O projeto é openm-source com licença MITItem type: Item , Integração com API REST e TOTVS : um estudo de caso de um PDV(2022) Cabral, Rodrigo Felippe Alves; Guimarães, Roberto SimplícioA tecnologia da informação, cada vez mais evidenciada nos últimos anos, tem trazido diversos benefícios na vida cotidiana e vem sendo uma exigência no mundo dos negócios. O Software Protheus é um sistema de ERP desenvolvido pela TOTVS e, de acordo com seu site (TOTVS, 2022), é utilizado no Brasil e em diversos países da América Latina, apresenta algumas limitações em alguns processos, que hoje só são disponíveis através de uma estação de trabalho fixa. Este trabalho tem como objetivo viabilizar a interação com outras plataformas através do desenvolvimento de uma API de integração responsável por abrir inúmeras possibilidades, deixando disponíveis, por exemplo, os processos de cadastro de clientes e produtos, emissão de orçamento, pré-vendas ou comandas eletrônicas, entre outras, conforme necessidade do cliente, independentemente da forma ou linguagem utilizada para tal. Portanto esse trabalho consiste no desenvolvimento de uma API que será construída utilizando uma Arquitetura Orientada a Serviços, com ênfase na arquitetura REST fazendo uso de Web Services, permitindo que aplicações que venham a ser implementadas em diferentes plataformas e linguagens de programação possam consumir os serviços. A implementação da API faz uso da linguagem TL++ e da plataforma de serviços do software de ERP TOTVS Protheus, armazenando e consumindo dados do banco de dados do software, e irá dispor de documentação com os endpoints implementados. A implementação dessa API garantiu uma inovação para o software ERP em questão e possibilita a integração entre diferentes empresas e soluções de tecnologia, mediando serviços e somadas à capacidade de troca e volume de dados entre várias plataformas.Item type: Item , Desenvolvimento de sistema de gerência de movimentação financeira em pequenas propriedades rurais(2021) Barreto, Pedro Luís Ferronato; Andrade, Marco Antonio Augusto deMuitas vezes encontrar um sistema simples para gerenciar o financeiro de uma pequena propriedade rural pode ser uma tarefa difícil para o produtor, muitos sistemas existem porém são direcionados aos grandes produtores, latifundiários, exportadores de produtos, sendo extensivos e alguns até necessitando de equipe especializada e treinada para utilizá-lo. Este trabalho, por sua vez, busca desenvolver uma solução simples, para o pequeno produtor rural, um sistema cotidiano para registro de compras, vendas, produções realizadas, a fim de tornar simples visualizar movimentações financeiras e estado de caixa e estoque, trazendo a capacidade de tomada de decisão fundamentada para o usuário. Para tal, ficam definidas como tecnologias e metodologias utilizadas: UML (Unified Modeling Language - Linguagem de Modelagem Unificada) para modelagem do sistema, o sistema Web Figma para prototipação das telas, Flask, framework Python para desenvolvimento Full Stack, gerenciando o processo de desenvolvimento com Kanban. Tendo como resultado um sistema simples de registro e consulta das movimentações financeiras de pequenas propriedades rurais, bem como recursos estocados. Ademais o registro de desenvolvimento deste encontra-se descrito no presente trabalho. O produto gerado traz para o usuário, pequenos produtores, capacidade de decisão, baseando-se nos dados inseridos no sistema tratados em informações, trazendo noção da real situação de sua propriedade.Item type: Item , Desenvolvimento do Front End do aplicativo agenda cultural de Vilhena(2021) Teixeira, Manoel Gomes; Naves, Juliano FischerEventos Culturais são importantes para o desenvolvimento local, comercial e também para a manutenção de uma identidade local através de costumes e tradições adquiridas. Este trabalho teve como objetivo criar uma plataforma que facilita a divulgação de eventos culturais por meio de um aplicativo disponível para o público. O projeto teve o objetivo de desenvolver o Front End da aplicação, que é a parte visual para o usuário interagir. O desenvolvimento foi realizado buscando fornecer ao usuário uma aparência simples e objetiva para suas informações. Através de entrevistas foram determinadas as necessidades do usuário e também do organizador do evento, onde foi desenvolvido um painel para que fosse possível criar um evento. As telas foram desenvolvidas e atenderam o objetivo propostoItem type: Item , Projeto e criação de um curso de impressão 3D para iniciantes(2021) Alves, João Vitor Lopes; Guimarães, Roberto SimplícioEsta monografia apresenta o processo de desenvolvimento de um Curso Fundamentos de Impres?são 3D. O objetivo do projeto é expor os fundamentos e materiais da tecnologia da impressão 3D. Quanto ao desenvolvimento, a metodologia Kanban foi utilizada para organizar o tempo e o processo de desenvolvimento. Ao término das gravações, os vídeos foram editados com auxílio da ferramenta Adobe Premiere e foi publicada na Internet na plataforma de compartilhamento de vídeos YouTube para validação e poderá ser consumida na plataforma de cursos do instituto para o usuário final.Item type: Item , Sistema para controle de fornecimentos(2019) Alencar, João Paulo; Silva, Gilberto Pereira daEste projeto apresenta as etapas do desenvolvimento de um sistema para controle de contatos com fornecedores e controle de fornecimentos, uma adaptação do conceito de Customer Relationship Managment (Gestão de Relacionamento com o Cliente). Essa necessidade surgiu da deficiência do sistema atualmente utilizado pela Coordenação de Patrimônio e Almoxarifado, Campus Vilhena do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica das tecnologias disponíveis atualmente que melhor se adequariam ao cenário em estudo, além de buscar por sistemas com proposta similar. No processo de identificação dos requisitos do sistema e modelagem do banco de dados, verificou?se que a ausência de um controle informatizado torna a atividade morosa e que a utilização de uma plataforma web traz maior flexibilidade por ter como pré-requisito, no lado do cliente, apenas a utilização de um navegador. Ao final do projeto, contatou?se que a implantação do sistema desenvolvido não só tornará a atividade do setor mais célere e organizada, como também permitirá que as informações sejam acessadas, de maneira mais simples, por outros setores.Item type: Item , Academic control(2021) Montanari, Ikaro Bruno da Mata; Silva, Gilberto Pereira daO Academic Control é um sistema que visa trazer um aprimoramento na gestão de contratos e emissão de boletos da associação de acadêmicos de Chupinguaia através de um sistema que registra solicitações de novos entrantes, assim como aprova a entrada dos mesmos. Em um breve resumo a associação foi fundada em 2014 com o intuito de transportar estudantes que residiam em Chupinguaia até a cidade de Vilhena onde ficavam suas respectivas universidades. Ao longo dos anos foi se tornando cada vez mais comum estudantes que prefeririam residir em sua cidade, porém não abriam mão de ter um ensino superior em algumas das faculdades em Vilhena. Entretanto, levava dias para registrar toda documentação necessária e gerar um contrato para assinatura dos associados, bem como a emissão de títulos bancários para eles, porém a proposta do Academic Control é que toda parte contratual e emissão de boletos possa ser feita de forma remota sem a necessidade da presença física do associado. Com a aplicação desse conceito surge o desafio de gerir toda essa estrutura, e como já mencionado, sem a necessidade da presença de nenhuma das partes. Tal adversidade não exigiria menos das habilidades de um profissional capacitado para cumpri-la. No desenvolvimento do software utilizou-se as metodologias de Srum e Kaban para a melhor execução dos processos e através dessa gestão mais aprimorada foi possível desenvolver as duas partes do projeto, Api e front-end. O ciclo de vida foi baseado em três etapas: iniciação, execução e finalização, esse escopo foi seguido desde os levantamentos dos requisitos junto à associação até o processo de finalização. O projeto irá contribuir para uma melhor gestão organizacional da associação e das regras de negócio da mesma, além de explorar um bom nicho de mercado.Item type: Item , Sistema de controle de lavagens de veículos(2022) Nascimento, Hoelesen França do; Silva, Gilberto Pereira daAs pequenas empresas, nos últimos anos, apresentaram um grande crescimento, mesmo em um momento de crise econômica no país. O segmento de prestação de serviço em lavagem de veículos, mais conhecido como lava-jato, acompanhou essa evolução. Dentre essas pequenas empresas, muitas não possuem um sistema de gerência e controle de serviços, sendo necessário administrar todo o fluxo da empresa de maneira física e manual. Após o entendimento desse problema, foi elaborado uma pesquisa com alguns microempreendedores. A partir dos resultados originou-se o projeto de um sistema de controle de lavagem de veículos voltado somente às empresas e não ao público a qual elas prestam serviços. O objetivo deste trabalho é criar uma solução plausível ao problema existente. Dessa forma, como trabalho de conclusão do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema, foi desenvolvido um software com funcionalidades que permitem aos profissionais do ramo de lavagens trabalharem de uma maneira mais eficiente
