Formação inicial continuada no instituto Paulo Saldanha em Guajará-Mirim/RO

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2020
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este artigo objetiva refletir sobre as bases de Formação Inicial Continuada (FIC), a partir de observações cotidianas do Instituto Paulo Saldanha, localizado no município de Guajará-Mirim/RO assim como, refletir sobre possíveis temáticas a serem trabalhadas na escola para minimizar os impactos advindos da pandemia do Coronavírus, proporcionando uma educação escolar inclusiva, participativa e contínua, associado a inserção de ferramentas tecnológicas que possibilitem uma educação de qualidade e significativa ao corpo discente mesmo diante do isolamento social. Esta pesquisa, de caráter exploratório-bibliográfica, evidencia que há diversas maneiras de aprender com diferentes ferramentas tecnológicas, entendendo que há muitos desafios, porém, as mudanças, na maneira de ensinar, podem ser repensadas e os instrumentos pedagógicos podem ir além do livro didático, quadro e pincel. Para Antônio Nóvoa e Francisco Imbernón a formação docente deve ser contínua, dialogada e construída na própria escola enxergando e refletindo a profissão, professor, não como uma vocação ou um sacerdócio, mas uma profissão que deve ser mais valorizada pela sociedade e pelas leis que regem o país. A FIC aponta novas estratégias para proporcionar aulas mais dinâmicas e atrativas aos estudantes e professores sintam-se valorizados, sendo essa valorização não apenas econômica, mas principalmente, social e moral.
Descrição
Artigo apresentado ao Programa de Pós Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO Campus Guajará – Mirim, como requisito necessário para a obtenção do título de Especialista em Ensino de Ciências e Matemática.
Palavras-chave
FIC, Tecnologias, Valorização
Citação
RIBEIRO, Alessandra Arcos de Lima. Formação inicial continuada no instituto Paulo Saldanha em Guajará-Mirim/RO. Orientador: Marcos Vinícius da Costa Meireles. 2020. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Guajará-Mirim, 2020.