A importância do jogo didático como estratégia metodológica para o ensino de zoologia

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Data
2022
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Resumo
O presente trabalho faz referência às metodologias utilizadas nas disciplinas de Ciências no Ensino Fundamental II e Biologia Ensino Médio para abordar o conteúdo de Zoologia, que ficaram obsoletos para os estudantes destes anos escolares, fazendo com que os professores precisam sempre buscar novas metodologias para atualizar o ensino desta disciplina que requer atenção pelo fato de possuir diversas nomenclaturas que não estão no vocabulário diário, o que torna esse conteúdo complexo. Portanto é necessário buscar novas formas de metodologias. O ato de brincar é uma forma de atividade social em que o indivíduo pensa, experimenta situações novas ou mesmo de seu cotidiano. A pesquisa em questão foi qualitativa e teve como objetivo realizar a análise de 10 artigos que abordam a utilização de jogos didáticos como metodologia para o ensino de Zoologia. A perquirição foi feita em sites como o Google Acadêmica, em periódicos CAPS, entre outros bem-conceituados. A análise realizada salientou que os jogos didáticos aplicados nestes estudos tiveram um bom desenvolvimento e uma boa aceitação pelos alunos e professores, resultados como uma ferramenta para auxiliar no ensino-aprendizagem na educação, contribuindo com conhecimento, socialização, criatividade e inovação das metodologias.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará-Mirim, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Ciências Biológicas.
Palavras-chave
Zoologia, Jogos didáticos, Metodologia e Ensino
Citação
ASSUNÇÃO, Ísis Maísa Rodrigues; CANAMARI, Rosenilda Teixeira Amaral. A importância do jogo didático como estratégia metodológica para o ensino de zoologia. Orientador: Quézia Cristina de Lima Santos. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Guajará-Mirim, 2022.