Reflexões sobre a importância do uso de metodologias alternativas no ensino da classificação dos seres vivos

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2021
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A utilização de diferentes recursos no ensino de Ciências torna-o mais dinâmico e atraente, em oposição ao ensino tradicional, que, normalmente, caracteriza-se como transmissão de conhecimento do professor para o aluno. Este tipo de ensino não corresponde como um processo eficiente no que diz respeito a relação ensino aprendizagem. O ensino de Ciências tem grande relevância para a sociedade, tornando-se indispensável na integração do currículo escolar. A classificação dos seres vivos é de suma importância, pois além de classificar de maneira organizada os seres vivos existentes, auxilia em outras áreas como ecologia e conservação da biodiversidade. Nessa direção, o presente artigo teve como objetivo analisar a importância de se utilizar metodologias alternativas no ensino da classificação dos seres vivos. Para isso, foram analisados artigos encontrados na plataforma Google Acadêmico, sendo destacados os que apresentaram resultados positivos e reunidas neste artigo, as metodologias alternativas utilizadas. Pretende-se, com o tema proposto, sugerir ferramentas digitais e/ou aplicativos que auxiliem os docentes durante as aulas, tendo como base um trabalho qualitativo, com levantamento bibliográfico no site de pesquisa acima mencionado. Os resultados obtidos serão selecionados, analisados e explanados com a finalidade de evidenciar a validade desses métodos para tornar o ensino de Ciências mais proveitoso e proativo. Assim, as análises desenvolvidas apresentam projetos educativos que foram pensados com bastante cautela e precaução com o desenvolvimento do processo educacional, no intuito de melhorar o ensino e a aprendizagem dos discentes, propondo métodos alternativos que facilitem o aprendizado dos alunos, tornando o ensino mais atrativo e significativo.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará Mirim, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Ciências com Habilitação em Biologia.
Palavras-chave
Estratégias de Ensino, Aprendizagem Significativa, Classificação dos Seres Vivos, Ferramentas Tecnológicas
Citação
SOUZA, Maria Giuliany de. Reflexões sobre a importância do uso de metodologias alternativas no ensino da classificação dos seres vivos. Orientadora: Quézia Cristina de Lima Santos. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências com Habilitação em Biologia), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Guajará-Mirim, 2021.