Fatores na motivação para o trabalho: um estudo com os servidores da Reitoria do IFRO

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2019
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Esta dissertação propõe-se a investigar quais os fatores motivacionais que influenciam os servidores de uma instituição pública de ensino. A motivação para o trabalho, segundo Pinder (1998, p. 23), “é um conjunto de forças energéticas que tem origem quer no indivíduo quer fora dele e que moldam o comportamento de trabalho determinando a sua forma, intensidade e duração”. Neste sentido, as teorias motivacionais auxiliam na compreensão dos fatores envolvidos na ação do indivíduo. Para alcançar o objetivo desta pesquisa foi aplicado o questionário Multi-Motivacional elaborado por A. Ferreira et al. (2006) que visa identificar fatores motivacionais da organização do trabalho segundo a perspectiva teórica de Hackman e Oldham, de realização e poder segundo a teoria das necessidades aprendidas de David McClelland, de desempenho na perspectiva da teoria Goal Setting de Locke & Latham e do envolvimento organizacional com base na teoria de Allen e Meyer. As análises dos dados coletados na pesquisa de campo envolveram a utilização de técnicas de estatísticas descritiva com a utilização de algumas medidas como média, desvio padrão, percentual e Alfa de Cronbach. Também foram realizados testes de normalidade nos dados nos modelos de Kolmogorov-Smirnov e Shapiro-Wilk e ambos apresentaram resultados de p > 0,05, atestando a distribuição normal. Realizaram-se testes t e ANOVA para análises mais específicas sobre como se comportam os fatores da motivação e as variáveis sociodemográficas. Os resultados apontaram que os fatores motivacionais que influenciam os servidores da amostra são, respetivamente, o fator realização e poder (M = 3,79), seguido dos fatores organização do trabalho (M = 3,60), envolvimento (M = 3,47) e desempenho (M= 3,46). Na correlação dos fatores motivacionais e os dados sociodemográficos os homens apresentaram as maiores médias em todos os fatores e a diferença foi mais significativa no fator realização e poder.
Descrição
Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto de Contabilidade e Administração do Porto para a obtenção do grau de Mestre em Assessoria de Administração, sob orientação de Professor Doutor José Carlos Pereira de Morais.
Palavras-chave
Motivação, Fatores motivacionais, Servidores públicos, Gestão de pessoas, Instituto Federal de Rondônia
Citação
CATAFESTA, Kelly Cristiane. Fatores na Motivação para o trabalho: um estudo com os servidores da Reitoria do IFRO. 2019. 65 f. Dissertação (Mestrado em Assessoria de Administração) - Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, 2019.