Escolarização indígena no Brasil: uma revisão bibliográfica e suas intersecções com o ensino de química

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Data
2021
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Resumo
Durante mais de quatro séculos a escolarização indígena fora negligenciada, com a imposição de modelos escolares que buscavam a aculturação desses povos. Nas últimas décadas, observa-se alguns avanços em relação às políticas públicas afirmativas, entretanto, ainda insuficientes. Esta pesquisa se caracteriza como de cunho bibliográfico e documental e objetiva analisar quanti e qualitativamente as publicações realizadas no Brasil referentes aos processos de escolarização indígena e suas intersecções com o ensino de Química, disponibilizados nas plataformas SciELO (Scientific Electronic Library online), CAPES coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e Google Acadêmico. Os documentos que compuseram o corpus de análise, em nível quantitativo, foram categorizados por gênero, assim como pelo nível de formação dos autores, metodologias empregadas, região de origem das revistas, no período de 2015 a abril de 2021. Os levantamentos qualitativos foram produzidos por meio da análise das temáticas abordadas, grupadas em quatro eixos: Invisibilidade, Luta e Resistência; Políticas Públicas e/ou Formação Docente; Interculturalidade; Química, Ciências e Escolarização Indígena.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará-Mirim.
Palavras-chave
Educação, Escolarização Indígena, Revisão Bibliográfica
Citação
CAVALCANTE, Frank de Aguiar; ABREU, Jordaine Horlene Meireles de. Escolarização indígena no Brasil: uma revisão bibliográfica e suas intersecções com o ensino de química. Orientadora: Tainá Cunha de Aguiar. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Guajará-Mirim, 2021.