CTSA no ensino médio integrado como prática libertadora e construtura de cidadãos planetários

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2023
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Através do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT), elaborou-se um estudo bibliográfico e documental sobre o enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). A pesquisa buscou destacar o nascimento da abordagem CTSA e sua convergência com a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM) integrada à Educação Básica. Além de discutir a alfabetização científico-tecnológica com bases CTSA, já que a Ciência e a Tecnologia podem não só libertar o ser humano do trabalho duro, mas também, ser instrumentos ideológicos e de destruição de outros seres humanos e do Planeta. Evidenciou-se as contribuições do enfoque CTSA para a formação humana integral na EPTNM, pois o referido enfoque tem bases progressista e libertadora, por ter em sua essência a formação crítica e cidadã, formando seres de consciência planetária.
Descrição
Palavras-chave
Ciência, Conscientização, Educação profissional, Sociedade
Citação
ARAÚJO, A. S.; STEFANUTO, V. A.; CARVALHO, D. S.; CTSA no ensino médio integrado como prática libertadora e construtura de cidadãos planetários. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 23, p. 1-18, e11832, Mar. 2023. ISSN 2447- 1801.