Os jogos pedagógicos como instrumento facilitador do ensino/aprendizagem da matemática: uma alternativa metodológica efetiva
Data
2023
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho apresenta a importância do lúdico na sala de aula e principalmente nas aulas de matemática, na qual os jogos pedagógicos são considerados instrumentos que auxiliam tanto o docente quanto o discente no processo de ensino-aprendizagem, ampliando as possibilidades de ensino para o docente e a aprendizagem ao aluno. O desenvolvimento deste trabalho buscou evidenciar qual a efetividade dos jogos didáticos como um instrumento pedagógico no ensino e aprendizagem da matemática, ou seja, se realmente os jogos são uma alternativa metodológica que ajuda o docente na transmissão dos conteúdos em sala de aula de maneira a facilitar a aprendizagem do aluno, considerando que, de acordo com boa parte dos alunos, as aulas de matemática, por conter muitas fórmulas e regras acabam se tornando desgastantes e chatas e é neste contexto que os jogos pode ser uma ótima opção para tornar as aulas mais atrativas e diversificadas de modo que os alunos aprendam brincando.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso
apresentado ao Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia de
Rondônia, como requisito avaliativo para
conclusão do curso de Licenciatura em
Matemática
Palavras-chave
Lúdico, Ensino-aprendizagem, Jogos pedagógicos
Citação
ROYER, Paila Gerlaine Jorge. Os jogos pedagógicos como instrumento facilitador do ensino/aprendizagem da matemática: uma alternativa metodológica efetiva. Orientador: Claudinei de Oliveira Pinho. 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2023.