Ações educativas na biblioteca do Instituto Federal de Rondônia - Cacoal: reflexões e perspectivas

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2019
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Esta pesquisa apresenta contribuições da Biblioteca escolar e a mediação de leitura aos estudantes, professores e comunidade em geral que por meio de ações educativas, proporciona o incentivo à leitura e afirma um desejo de uma humanidade melhor, em que pessoas têm oportunidades de conhecimento e cultura. Valendo-se do método de pesquisa-ação, busca-se identificar e analisar as ações educativas de incentivo à leitura da Biblioteca escolar cujo o propósito é contribuir na formação de leitores no Instituto Federal de Rondônia Campus - Cacoal. As questões norteadoras da pesquisa são: De que forma os professores e estudantes são beneficiados pelas ações da Biblioteca? Quais possibilidades de ensino e aprendizagem a partir da utilização do acervo da Biblioteca? De que maneira as práticas pedagógicas exercidas pelos bibliotecários atingem e motivam o incentivo à leitura? Partindo destes pontos, a pesquisa tem por objetivo de investigar as estratégias de incentivo à leitura por meio das ações e/ou práticas pedagógicas exercidas pela Biblioteca Escolar e contribuir no cotidiano dos estudantes e professores oportunizando leitura, cultura e conhecimento. O trabalho em si, coloca em evidência o espaço Biblioteca, de forma significativa no cenário dos estudantes de Ensino Médio Técnico do Instituto Federal de Rondônia Campus Cacoal, sendo desenvolvido em um ambiente escolar familiar à pesquisadora. Partindo de levantamentos bibliográficos, é visto que a carência de Bibliotecas Escolares ainda faz parte da realidade brasileira, além do silêncio por parte dos profissionais bibliotecários e demais profissionais na área da educação. A pesquisa se atenta a compreender as motivações que os professores e estudantes do Ensino Médio recebem na Biblioteca Escolar do IFRO/Cacoal no que tange leitura e o que se pode fazer para firmar o processo de formação de leitores nesta unidade do IFRO por meio das ações e/ou projetos da Biblioteca Escolar. Com a aplicação das práticas leitoras (ações e/ou projetos da biblioteca), análise e interpretação dos dados, pode-se perceber a importância das práticas biblioteconômicas e pedagógicas no seio escolar - na Biblioteca por meio da mediação de leitura e, principalmente, o poder transformador que a leitura, possui no cotidiano dos estudantes, que os tornam capazes de ser jovens reflexivos e críticos.
Descrição
Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado Profissional da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para obtenção do título de Mestre em Educação Escolar.
Palavras-chave
Biblioteca Escolar, Ações de incentivo à leitura, Pesquisa-ação, Mediação
Citação
CAVALCANTE, Fernanda de Oliveira Freitas. Orientadora: Jussara Santos Pimenta. 2019. 79 f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar), Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2019.