Brincando e aprendendo: o uso de recursos lúdicos para estudo de análise combinatória e probabilidade
Carregando...
Data
2021
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar por meio da combinação do uso de recursos lúdicos e jogos matemáticos o estudo de análise combinatória e probabilidade. O trabalho realizou uma pesquisa bibliográfica em sites virtuais e livros sobre o assunto, mostrando o pensamento do autor em relação aos jogos matemáticos. O interesse pelo tema surgiu depois de executar uma atividade que foi desenvolvida em sala de aula na disciplina “oficina de material pedagógico” durante o 7º período do curso Licenciatura em Matemática ofertado pelo IFRO campus Cacoal, visando unir jogos e matemática em algo totalmente novo com o objetivo de que, ao ser aplicado nas aulas de matemática os alunos possam se divertir ao aprender. Portanto, ele tenta apresentar os benefícios e os motivos para usar essa metodologia nas aulas de matemática. Nesta pesquisa, objetivamos apresentar o jogo da senha e seus benefícios para ensinar o Princípio Fundamental da Contagem (PFC).
Descrição
Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado a Coordenação de Curso de
Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia–IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso.
Palavras-chave
Matemática, Análise Combinatória, Metodologia
Citação
ELLER, Beatriz da Conceição Pereira. Brincando e aprendendo: o uso de recursos lúdicos para estudo de análise combinatória e probabilidade. Orientadora: Maily Marques Pereira. 2021. 14 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2021.