Governo digital e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no acesso às políticas públicas
Carregando...
Data
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
REMUNOM – Revista Multidisciplinar
Resumo
Este estudo discute o impacto das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no acesso às políticas públicas pela população brasileira considerando seus recortes sociais e regionais. A partir do levantamento bibliográfico realizado, nota-se o papel fundamental das políticas envoltas na promoção das TICs pelo poder público para garantia de direitos como acessibilidade, universalização de serviços básicos e na segurança digital, de forma a superar barreiras geográficas e socioeconômicas. No entanto, persistem empecilhos ao alcance isonômico desses benefícios, a desconfiança provocada por desinformação e crimes cibernéticos e, a carência de infraestrutura digital, reproduzem desigualdades históricas. Dessa forma, há uma considerável superação de desafios a ser realizada com a continuidade e aperfeiçoamento da inclusão digital, de forma a torná-la uma realidade para todos.
Descrição
Artigo entregue como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para obtenção do grau de tecnólogo, junto ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública na modalidade EAD.
Palavras-chave
Acessibilidade, Governo digital, Inclusão digital, Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).
Citação
COSTA, Larissa Gabrielle de Araujo Freire. Governo digital e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no acesso às políticas públicas. Patrícia Passos Simões. 2026. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em
Gestão Pública EAD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2026.
