Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Educação musical inclusiva: desafios e possibilidades na educação infantil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por déficits na comunicação e na interação social, bem como, por padrões restritos e repetitivos de comportamento, o que pode comprometer o desenvolvimento integral da criança. No contexto escolar, a inclusão de alunos com TEA exige práticas pedagógicas diversificadas, sensíveis às necessidades individuais e pautadas no respeito à singularidade. Entre os recursos disponíveis, a música tem se destacado como estratégia potente para favorecer a aprendizagem e a interação social. Este Trabalho de Conclusão de Curso, nessa perspectiva, se objetiva a analisar as contribuições da música no processo de aprendizagem e inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil. A escolha do tema surgiu no contexto de atuação das autoras em um projeto do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), quando foi possível vivenciar jogos musicais na Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) de uma escola municipal com estudantes com TEA, obtendo bons resultados com essa prática. Dessa forma, construiu-se o problema: A música pode contribuir no processo de aprendizagem e inclusão de estudantes com TEA? A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, de natureza bibliográfica, fundamentada em obras, artigos científicos e documentos oficiais publicados entre 2010 e 2025. A partir da análise de dez produções selecionadas, constatou-se que a música exerce papel relevante no desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e comunicativo das crianças, além de promover ambientes mais acolhedores e inclusivos. Entretanto, há um longo caminho a se percorrer na compreensão da utilização da música no contexto escolar. A pesquisa sistematizou aspectos conceituais sobre a educação musical especial, inclusiva, musicoterapia e a utilização da música em sala de aula pelo professor que, necessariamente, não tem formação na área de música. Conclui-se que a utilização da música, quando planejada de forma intencional e acessível, constitui estratégia pedagógica eficaz para favorecer a aprendizagem e a inclusão de crianças com TEA na Educação Infantil.

Descrição

Artigo entregue como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para a obtenção do grau de licenciado, no Curso de Pedagogia EaD

Palavras-chave

Música, Autismo, Inclusão, Educação infantil

Citação

PEREIRA, Damaris Ferreira; SILVA, Gilciane de Souza. Educação musical inclusiva: desafios e possibilidades na educação infantil. Orientadora: Rosa Martins Costa Pereira. 2025. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Porto Velho Zona Norte, 2025.