Gestão de pessoas: a influência do clima organizacional na eficiência de equipes do setor público
Carregando...
Data
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a influência do clima organizacional na eficiência das equipes do setor público, destacando o papel estratégico da gestão de pessoas nesse contexto. A partir de uma pesquisa bibliográfica, foram analisados estudos realizados entre 2015 e 2025 que evidenciam como práticas de gestão de pessoas impactam diretamente na construção de um ambiente organizacional saudável e produtivo. Os resultados demonstram que organizações que investem em liderança participativa, desenvolvimento profissional, reconhecimento e comunicação interna eficiente tendem a apresentar equipes mais comprometidas, motivadas e produtivas. Por outro lado, ambientes com clima organizacional desfavorável refletem em baixa eficiência, insatisfação e comprometimento dos servidores. Conclui-se que o investimento na gestão de pessoas e na melhoria contínua do clima organizacional é essencial para garantir a eficiência dos serviços públicos, contribuindo tanto para o bem-estar dos servidores quanto para a qualidade dos serviços prestados à sociedade.
Descrição
Artigo entregue como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para obtenção do grau de tecnólogo, junto ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública na modalidade EAD.
Palavras-chave
Gestão de pessoas, Clima organizacional, Setor público, Eficiência, Desempenho organizacional
Citação
CAMPOS, Cristiane. Gestão de pessoas: a influência do clima organizacional na eficiência de equipes do setor público. Orientadora: Patrícia Passos Simões. 2025. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EAD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Porto Velho, 2025.
