O clube de leitura como estratégia pedagógica: implicações na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)
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Revista Observatório de La Economia Latinoamericana
Resumo
O presente trabalho discute o clube de leitura como estratégia pedagógica para a formação integral do estudante no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), ao destacar fundamentos teóricos, relevância social e impactos na construção do pensamento crítico. Assim, considerando as transformações contemporâneas no mundo do trabalho e na organização curricular da educação profissional, a leitura assume papel central na consolidação de práticas formativas que integrem dimensões técnicas, humanas e socioculturais. A partir de referenciais como Freire (1921-1997), Gramsci (1891-1937), o estudo evidencia que os clubes de leitura favorecem a autonomia intelectual, a interpretação crítica de textos literários e técnicos, o desenvolvimento da consciência ética e a formação do estudante como sujeito histórico. O texto, apresenta ainda, experiências exitosas a partir da interdisciplinaridade como eixo estruturante, a incorporação de tecnologias digitais e a avaliação contínua como elementos essenciais para a efetivação dessa prática. Os resultados apontam que o clube de leitura contribui significativamente para a formação de leitores críticos, pois fortalece o protagonismo estudantil e amplia as possibilidades formativas na EPT.
Descrição
Palavras-chave
Clube de Leitura, Educação Profissional e Tecnológica, Formação integral, Leitura crítica, Práticas pedagógicas
Citação
OLIVEIRA, Ricardo Mendes de; JESUS, Sérgio Nunes de; SILVA, Simone Matia da. O clube de leitura como estratégia pedagógica: implicações na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Revista Observatório de La Economia Latinoamericana, 23(12), v. 23, n. 12, p. 01, 2025. Doi: https://doi.org/10.55905/oelv23n12-116
