Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Avaliação da biomassa de pastagem através de índices de vegetação

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Revista Biodiversidade

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica sobre a avaliação da biomassa de pastagens através dos índices de vegetação com a utilização de sensoriamento remoto, visto que essa técnica é de suma importância para o manejo sustentável principalmente para os pecuaristas, de forma a contribuir para o equilíbrio entre a produção de forrageiras e a demanda da alimentação animal, além de evitar sérios problemas ambientais como erosão, assoreamento de corpos hídricos e emissões de gases de efeito estufa. A revisão foi elaborada por meio de uma pesquisa bibliográfica descritiva, tendo como base publicações técnicas e científicas relevantes, com fontes confiáveis como: livros, artigos acadêmicos, dissertações e teses que tratam sobre a avaliação da biomassa de pastagens por meio de índices de vegetação. Portanto, o trabalho mostrou que a avaliação da biomassa através dos índices de vegetação, obtidos por sensoriamento remoto é bastante eficiente, rápida e de baixo custo. Como resultado, pode se afirmar, portanto, que a avaliação da biomassa de pastagens, utilizando índices de vegetação, como o NDVI (Normalized Difference Vegetation Index) e o EVI (Enhanced Vegetation Index), se mostram como alternativas viáveis para a tomada de decisões sobre o manejo de pastagens, promovendo uma pecuária mais eficiente e sustentável.

Descrição

Artigo entregue como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus São Miguel do Guaporé, como requisito parcial para obtenção do grau de tecnólogo, junto ao Curso Agrocomputação.

Palavras-chave

Agricultura de precisão, Manejo de pastagens, Sensoriamento remoto

Citação

COELHO, Ronis Daniel Leite. Avaliação da biomassa de pastagem através de índices de vegetação - revisão de literatura. Orientador(a): Prof. Dr. João Angelo Silva Nunes. 2025. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Agrocomputação), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, São Miguel do Guaporé, 2025