Aporte e decomposição de serapilheira e qualidade de solo em sistemas de cafeeiro sombreado e a pleno sol

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2020
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O Estado de Rondônia, localizado na região norte do Brasil, esteve originalmente coberto pela Floresta Amazônica. A colonização e o avanço da agricultura extensiva, produziram um desmatamento acelerado em grande parte do Estado. A retirada da floresta, os manejos inadequados dos solos, associados com o clima quente e úmido e a falta de correção da acidez e fertilização do solo afetaram os atributos químicos, físicos e biológicos dos solos. Buscando alternativas menos impactantes e de maior conservação do solo para produção de café na região Norte. Este estudo teve por objetivo avaliar dois sistemas de cultivo do cafeeiro canéfora, sendo um sombreado com teca (CS) e outro a pleno sol (CPS) em um Argissolo Vermelho Amarelo Distrófico típico. O método de amostragem foi por conglomerados, dentro do quais as amostras foram coletadas aleatoriamente. Foram utilizados 4 conglomerados com 7 repetições. As análises foram realizadas em esquema fatorial 2 x 2 x 2, sendo 2 sistemas de cultivo de cafeeiro, 2 épocas de amostragem e 2 profundidades do solo (0,0 - 0,05 e 0,05 - 0,10 cm). Foram avaliados o aporte e decomposição de serapilheira, respiração basal do solo (RBS), matéria orgânica (MO), pH, fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca), magnésio (Mg), nitrogênio total (NT), acidez potencial (H+Al), alumínio (Al3+), soma de bases (SB), saturação por bases (V%), capacidade de troca catiônica (CTC), densidade do solo, porosidade (macro, micro e total) e a resistência do solo à penetração. A produção de serapilheira é semelhante no CS e CPS, contudo no CPS a contribuição maior é por meio dos resíduos de poda. A serapilheira apresenta perda de massa em função do tempo de decomposição, mas os teores de macronutrientes na serapilheira remanescente podem não acompanhar o mesmo decréscimo. A respiração basal do solo se destaca sob cafeeiro sombreado em época seca e em cafeeiro em monocultivo em época chuvosa. O uso do solo com cafeeiro sombreado com teca proporciona melhor qualidade física ao solo, tendo menor resistência à penetração e densidade e maior porosidade do solo, além disso reduz a acidez potencial e aumenta o pH, os teores de cálcio, potássio, saturação por bases e nitrogênio total do solo em relação ao cafeeiro a pleno sol.
Descrição
Tese apresentada à Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira – UNESP como parte dos requisitos para obtenção do título de Doutora em Agronomia.
Palavras-chave
Coffea canephora, Sombreamento, Sustentabilidade, Saco de lixo
Citação
HENRIQUE, Nirvani Schroeder. Aporte e decomposição de serapilheira e qualidade de solo em sistemas de cafeeiro sombreado e a pleno sol. Orientadora: Katia Luciene Maltoni. 2020. 79 f. Tese (Doutorado em Agronomia) - Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Universidade Estadual Paulista, Ilha Solteira, 2020.