A modelagem da informação da construção (BIM) no ensino de engenharia civil no Brasil: um estudo sobre a viabilidade de inserção na grade curricular do Curso do Campus Porto Velho Calama
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling – BIM) tem se consolidado como uma metodologia transformadora no setor da construção civil, promovendo integração entre as etapas de projeto, planejamento e execução. Contudo, sua inserção no ensino da Engenharia Civil no Brasil ainda se mostra incipiente e desigual. Este trabalho avaliou a viabilidade de inserção do BIM na grade curricular do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) – Campus Porto Velho Calama, analisando o alinhamento entre a formação ofertada e as demandas contemporâneas do setor. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter exploratório-descritivo, foi desenvolvida por meio de revisão bibliográfica e análise documental do Projeto Pedagógico de Curso (PPC). Os resultados indicaram condições institucionais favoráveis, como a existência de infraestrutura tecnológica, ambiente virtual de aprendizagem e atuação do Núcleo Docente Estruturante (NDE), mas também lacunas significativas, entre elas a ausência de menção explícita ao BIM, a falta de plano de capacitação docente e a carência de políticas de atualização curricular. Constatou-se que a adoção do BIM é viável, desde que acompanhada de investimentos, planejamento institucional e capacitação contínua de professores. Conclui-se que a superação da resistência docente e o fortalecimento da cultura digital são fatores essenciais para que o IFRO avance rumo a um ensino mais integrado, tecnológico e alinhado às diretrizes da Estratégia BIM-BR.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) apresentado ao curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Porto Velho Calama, como requisito parcial para obtenção do Título de bacharel em Engenharia Civil.
Palavras-chave
BIM, Ensino de Engenharia Civil, Currículo Acadêmico, Estratégia BIM-BR
Citação
DAMACENO, Vanessa Ferreira. A modelagem da informação da construção (BIM) no ensino de engenharia civil no Brasil: um estudo sobre a viabilidade de inserção na grade curricular do Curso do Campus Porto Velho Calama. Orientador: Adel Rayol de Oliveira Silva. 2025. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Porto Velho, 2025.
