Esta não é a versão mais recente deste item. A versão mais recente pode ser encontrada aqui.
A relação entre o processo de urbanização e o conforto térmico: um estudo de caso da cidade de Porto Velho, 1985 a 2024
Carregando...
Data
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A urbanização acelerada, associada aos processos de ocupação e expansão urbana de Porto Velho, induziram profundas mudanças de uso e ocupação no solo, afetando diretamente o Sistema Clima Urbano (SCU), sobretudo pelo agravamento das ilhas de calor urbana (ICU) e diminuição do conforto térmico humano. O presente trabalho objetivou avaliar o grau de desconforto térmico no período compreendido entre 1985 e 2024. Utilizou-se a técnica do sensoriamento remoto com imagens do satélite Landsat-5, sensor TM, e Landsat-8, sensores OLI e TIRS. Para o mapeamento do uso e ocupação aplicou-se a técnica de classificação supervisionada, por meio de plugins específicos no QGIS. A análise do conforto térmico fundamentou-se no Índice de Desconforto de Kawamura (IDK), calculado por meio do Google Earth Engine. Os resultados apontam aumento de 41,5% na área urbana e uma redução das áreas de vegetação rala/solo exposto (-27,8%) e vegetação densa (-17,1%) na área de estudo. Constatou-se, ainda, incremento de 7,78°C na temperatura de superfície média. Em relação ao IDK, no ano de 2024 mais de 90% da área de estudo foi classificada como zona de estresse devido ao calor, em contraste com 1985, quando 85,33% da cidade de Porto Velho apresentou condições de conforto térmico. Portanto, os resultados evidenciam que o processo de urbanização exerceu impacto significativo sobre o conforto térmico na cidade portovelhense, confirmando a correlação entre o processo de ocupação e expansão urbana no aumento do desconforto térmico ao longo das últimas décadas.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) apresentado ao curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Porto Velho Calama, como requisito parcial para obtenção do Título de bacharel em Engenharia Civil.
Palavras-chave
Bioclimatologia, Clima Urbano, Geotecnologias, Sensoriamento Remoto, Amazônia sul-ocidental
Citação
ANTUNES, Eduardo Hauck. A relação entre o processo de urbanização e o conforto térmico: um estudo de caso da cidade de Porto Velho, 1985 a 2024. Orientadora: Graziela Tosini Tejas. 2025. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Porto Velho, 2025.
