Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Avaliação da influência dos planos diretores na degradação em áreas de preservação permanente na bacia urbana Tancredo Neves em Porto Velho - 1985 a 2025

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A proteção das Áreas de Preservação Permanente (APPs) é essencial para garantir a segurança hídrica, a estabilidade do solo e a qualidade ambiental nas cidades. Em Porto Velho, o avanço da urbanização e a ocupação desordenada intensificaram a pressão sobre essas áreas. Este trabalho avaliou a evolução da degradação ambiental em APPs da Bacia Urbana Tancredo Neves, entre 1985 e 2025, com ênfase na relação entre o crescimento populacional e as legislações municipais elaboradas ao longo desse período. Foram aplicadas técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento, com imagens Landsat 5 TM e Landsat 8 OLI, bem como o Google Earth Engine e o QGIS 3.34, para identificar e quantificar alterações na cobertura vegetal através do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI). Os dados foram confrontados com marcos legais e instrumentos de planejamento urbano, como os Planos Diretores de Porto Velho e programas habitacionais que influenciaram a expansão da cidade. Os resultados indicaram um índice negativo de variação da vegetação de 18,44% entre 1996 e 2000, período o qual se encerrou com a menor área vegetada (1,04 km²), evidenciando baixa efetividade do plano diretor vigente na contenção da degradação ambiental. O trabalho destacou a importância da implementação de políticas urbanas consistentes e integradas para a proteção ambiental, reforçando a necessidade de articulação entre planejamento urbano, gestão pública e preservação das áreas verdes.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) apresentado ao curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Porto Velho Calama, como requisito parcial para obtenção do Título de bacharel em Engenharia Civil.

Palavras-chave

áreas de proteção permanente, degradação, planejamento urbano, plano diretor, ocupação irregular

Citação

RIBEIRO, Victória Régia Souza. Avaliação da influência dos planos diretores na degradação em áreas de preservação permanente na bacia urbana Tancredo Neves em Porto Velho - 1985 a 2025. Orientador: Fredi Rodrigues Ramos da Silva. 2025. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2025.