Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

As dificuldades em matemática dos alunos no Ensino Fundamental II: um estudo das causas que complexificam o seu desenvolvimento da aprendizagem

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este artigo traz uma abordagem sobre a relação do aluno com o processo do conhecimento e o que complexifica o pleno desenvolvimento da aprendizagem na matemática, buscando um método para minimizar as dificuldades dos alunos por meio da observação em sala de aula e pesquisa bibliográfica sobre o tema. O objetivo principal deste trabalho é analisar os fatores que dificultam a aprendizagem da matemática nos anos finais do Ensino Fundamental II. A partir dessa observação, buscou-se identificar como o distanciamento entre o conteúdo escolar e o cotidiano dos estudantes, aliado a questões socioeconômicas, metodológicas e à falta de apoio familiar, contribui para o baixo rendimento dos alunos nessa disciplina. Ressaltaremos o autor D’Ambrósio na divulgação da teoria e prática na contribuição nesse contexto, detalhando os problemas vivenciados na educação social.

Descrição

Artigo tecnológico entregue como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – (IFRO), Campus - Cacoal, como requisito parcial para obtenção do grau de Licenciatura, junto ao Curso Matemática.

Palavras-chave

Matemática, Educação social, Prática docência

Citação

SILVA, Patricia Maria da. As dificuldades em matemática dos alunos no Ensino Fundamental II: um estudo das causas que complexifica o seu desenvolvimento da aprendizagem. Cacoal, 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2025.