Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Avaliação do potencial fisiológico de sementes de soja pelo teste de alagamento

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O teste de alagamento pode servir para diferenciar lotes de sementes quanto ao vigor, especialmente para espécies sensíveis à rápida embebição, como a soja, podendo simular a semeadura em solo com excesso de umidade. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência do teste de alagamento na determinação do vigor de sementes de diferentes cultivares de soja. Foram utilizados os materiais 80I82RSF IPRO (Olimpo), 8579 RSF IPRO (Bônus), RR 8473 RSF (Desafio) e 81SC120 I2X (Coari), disponíveis para safra 2024/2025, submetidos a cinco períodos de embebição (0, 2, 4, 8 e 16 horas). Após os tratamentos, realizaram-se determinações de teor de água, peso de mil sementes, condutividade elétrica do exsudato, potencial hidrogeniônico do exsudato, teste de germinação e matéria seca de plântulas. Os lotes também foram avaliados quanto à emergência de plântulas em campo, índice de velocidade de emergência e tempo médio de emergência. Os resultados evidenciaram que o teste de alagamento foi eficiente em diferenciar os cultivares quanto à tolerância ao estresse hídrico, destacando-se positivamente o lote de sementes da cultivar Coari, que apresentou maior vigor e capacidade de estabelecimento, enquanto Olimpo foi a mais sensível. O teste de alagamento pode ser usado como ferramenta complementar relevante para o controle de qualidade de sementes de soja.

Descrição

Artigo Científico apresentado ao curso de Engenharia Agronômica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Campus Colorado do Oeste, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Engenharia Agronômica.

Palavras-chave

Comparação de vigor, Estresse hídrico, Glycine max

Citação

FERREIRA, Mateus Costa. Avaliação do potencial fisiológico de sementes de soja pelo teste de alagamento. Orientador: Ernando Balbinot. 2025. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agronômica), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste, 2025.