Automação de sistemas de irrigação na cafeicultura em Rondônia
Carregando...
Data
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O trabalho analisa os benefícios da automação da irrigação na cafeicultura rondoniense, considerando fatores climáticos, métodos de irrigação e o potencial de modernização das lavouras. A pesquisa foi desenvolvida com base em revisão bibliográfica, buscando compreender como as novas tecnologias podem contribuir para a sustentabilidade da produção. A automação da irrigação se apresenta como uma ferramenta eficiente no uso racional da água e no aumento da produtividade. Além disso, favorece a uniformidade da lavoura, melhora a qualidade dos grãos e reduz os impactos das variações climáticas. O uso dessa tecnologia é importante para fortalecer a cafeicultura de Rondônia, deixando as lavouras mais modernas, produtivas e sustentáveis, além de ajudar os produtores a enfrentar de forma mais eficiente as mudanças do clima.
Descrição
Artigo entregue como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus São Miguel do Guaporé como requisito parcial para obtenção do grau de Tecnólogo, junto ao Curso Tecnologia de Agrocomputação.
Palavras-chave
Cafeicultura, Irrigação automatizada, Sustentabilidade, Rondônia, Manejo hídrico
Citação
BARBOSA, Jaqueline Silva. Automação de sistemas de irrigação na cafeicultura / Jaqueline Silva Barbosa. Orientador(a): Prof. Nathan Wesley Santos Silva. 2025. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Agrocomputação), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, São Miguel do Guaporé, 2025.
