Eficiência de fungicida microbiológico no manejo de antracnose na cultura da soja
Carregando...
Data
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A soja tornou-se uma das culturas agrícolas de maior importância comercial no Brasil, atual líder mundial na produção do grão. Apesar dos elevados índices, a cultura é acometida por várias doenças fúngicas, dentre elas a antracnose, causada pelo patógeno Colletotrichum truncatum. Diante do exposto, objetivou-se avaliar a eficiência da associação de fungicida químico e biológico, a base de Bacillus, no manejo da antracnose na cultura da soja. O experimento foi conduzido na área experimental da empresa Boasafra, no município de Ariquemes-RO, utilizando o delineamento experimental de blocos ao acaso, com seis tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos consistiram na variação do posicionamento do fungicida microbiológico, Caravan® (Bacillus pumilus), substituindo o fungicida protetor ou associando ao manejo de fungicidas, inserindo-o preferencialmente nas primeiras pulverizações. A semeadura ocorreu no final de novembro, iniciando as pulverizações 31 dias após a semeadura, totalizando quatro pulverizações. Foram avaliadas a severidade de antracnose nos pecíolos e folhas, e a incidência da doença em vagens. As avaliações aconteceram a partir da segunda pulverização, e posteriormente em intervalos de 14 dias. A utilização dos protocolos de fungicidas reduziram a severidade e incidência de antracnose na cultura da soja, com destaque para o tratamento 2. O uso associado de fungicidas químicos e biológico proporciona manejo eficiente da antracnose, demonstrando ser uma importante ferramenta no manejo integrado de doenças na cultura da soja. Não houve incremento no rendimento de grãos com a utilização dos protocolos de fungicidas.
Descrição
Trabalho de conclusão de curso na modalidade de artigo apresentado à Coordenação de Curso em Engenharia Agronômica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Campus Ariquemes.
Palavras-chave
Bacillus pumilus, manejo biológico, Glycine max, Colletotricum truncatum.
Citação
BOGORNI, Camila Ramos. Eficiência de fungicida microbiológico no manejo de antracnose na cultura da soja. Orientador: Luciano dos Reis Venturoso. Coorientador: Juslei Figueredo da Silva. 2025. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Agronomia), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Ariquemes, 2025.
