Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Eficiência de fungicida microbiológico no manejo de antracnose na cultura da soja

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A soja tornou-se uma das culturas agrícolas de maior importância comercial no Brasil, atual líder mundial na produção do grão. Apesar dos elevados índices, a cultura é acometida por várias doenças fúngicas, dentre elas a antracnose, causada pelo patógeno Colletotrichum truncatum. Diante do exposto, objetivou-se avaliar a eficiência da associação de fungicida químico e biológico, a base de Bacillus, no manejo da antracnose na cultura da soja. O experimento foi conduzido na área experimental da empresa Boasafra, no município de Ariquemes-RO, utilizando o delineamento experimental de blocos ao acaso, com seis tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos consistiram na variação do posicionamento do fungicida microbiológico, Caravan® (Bacillus pumilus), substituindo o fungicida protetor ou associando ao manejo de fungicidas, inserindo-o preferencialmente nas primeiras pulverizações. A semeadura ocorreu no final de novembro, iniciando as pulverizações 31 dias após a semeadura, totalizando quatro pulverizações. Foram avaliadas a severidade de antracnose nos pecíolos e folhas, e a incidência da doença em vagens. As avaliações aconteceram a partir da segunda pulverização, e posteriormente em intervalos de 14 dias. A utilização dos protocolos de fungicidas reduziram a severidade e incidência de antracnose na cultura da soja, com destaque para o tratamento 2. O uso associado de fungicidas químicos e biológico proporciona manejo eficiente da antracnose, demonstrando ser uma importante ferramenta no manejo integrado de doenças na cultura da soja. Não houve incremento no rendimento de grãos com a utilização dos protocolos de fungicidas.

Descrição

Trabalho de conclusão de curso na modalidade de artigo apresentado à Coordenação de Curso em Engenharia Agronômica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Campus Ariquemes.

Palavras-chave

Bacillus pumilus, manejo biológico, Glycine max, Colletotricum truncatum.

Citação

BOGORNI, Camila Ramos. Eficiência de fungicida microbiológico no manejo de antracnose na cultura da soja. Orientador: Luciano dos Reis Venturoso. Coorientador: Juslei Figueredo da Silva. 2025. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Agronomia), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Ariquemes, 2025.