Automação e empregabilidade: os efeitos da inteligência artificial no cenário profissional
Carregando...
Data
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
AYA Editora
Resumo
Este trabalho analisa de que forma a Inteligência Artificial (IA) está transformando o mercado de trabalho no século XXI. Com base em pesquisas e estudos atuais, observa- se que a IA tem um papel relevante na automatização de tarefas repetitivas e operacionais que antes eram executadas por humanos. Máquinas e algoritmos realizam essas atividades com mais rapidez e precisão, o que resulta na diminuição da demanda por mão de obra em setores como manufatura, logística e serviços administrativos. Dados da Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo indicam que diversas profissões estão em processo de extinção, a exemplo de operadores de call center e tradutores. No entanto, em uma perspectiva oposta, constata-se o surgimento de novas ocupações impulsionadas por essas transformações tecnológicas. Um estudo da PwC (PricewaterhouseCoopers), especializada em gestão de riscos corporativos, projeta a criação de aproximadamente 2,7 milhões de empregos líquidos no Reino Unido até 2037 como resultado da adoção da IA. Complementarmente, a pesquisa CX Trends, da empresa de tecnologia Zendesk, mostra que 75% dos consumidores já percebem mudanças significativas na forma como as empresas prestam seus serviços, evidenciando o impacto direto da IA na experiência do cliente.
Palavras-chave: inteligência artificial; mercado de trabalho; transformação digital; automação; empregos.
Descrição
Trabalho apresentado ao Instituto Federal Rondônia Campus Ji-Paraná, como requisito para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Comercial.
Palavras-chave
Inteligência artificial, Mercado de trabalho, Transformação digital, Automação, Empregos
Citação
FARIAS, Carolainy Tiemy Simoes; PEIXOTO, Cleide Cielia Soares. Automação e empregabilidade: os efeitos da inteligência artificial no cenário profissional. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Gestão Comercial (EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Ji-Paraná, 2025.
