Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Subsídios para a construção de currículos interculturais na educação profissional e tecnológica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este material tem como objetivo ser mais um recurso a educadores e gestores do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) na elaboração de currículos interculturais voltados a estudantes indígenas, especialmente em cursos de Ensino Médio Integrado ao Técnico e em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). Nessa seara, a interculturalidade crítica e a perspectiva decolonial são fundamentais na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para garantir uma formação de qualidade que respeite a diversidade cultural e promova a inclusão (Candau, 2012). Apesar da Constituição Federal de 1988, que reconhece o direito dos povos indígenas a uma educação específica, diferenciada, intercultural e bilíngue, a implementação prática de uma educação intercultural crítica ainda enfrenta desafios. Esse esforço se deve ao fato de que, historicamente, a educação escolar foi utilizada como ferramenta de assimilação forçada, que resultou no apagamento de culturas e identidades indígenas desde os tempos da colonização europeia, de modo que vivemos atualmente a urgência de contrapor este processo.

Descrição

Produto Educacional apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado pelo Campus Porto Velho Calama do Instituto Federal de Rondônia, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestra em Educação Profissional e Tecnológica.

Palavras-chave

interculturais, educação profissional

Citação

ROCHA, Thiago Rodrigues da. Subsídios para a construção de currículos interculturais na educação profissional e tecnológica. Orientadora: Profa. Dra. Lediane Fani Felzke. 2025. 25f. Produto Educacional (Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, RO, 2025.