Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A aprendizagem da matemática por meio da análise de erros e recursos digitais no ensino fundamental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este artigo analisa a aprendizagem das operações básicas da matemática (adição, subtração) por meio da investigação de erros cometidos por alunos do Ensino Fundamental I em uma escola particular de Cacoal/RO. A pesquisa qualitativa baseia-se em atividades realizadas por três alunos, identificados como A, B e C, com o objetivo de compreender os equívocos recorrentes e propor estratégias pedagógicas mais eficazes. Fundamentado em autores como Helena Cury e Felipe Escobar, o estudo revela que muitos dos erros observados decorrem da compreensão insuficiente de conceitos fundamentais e da aplicação inadequada de procedimentos matemáticos. Tais erros, longe de representarem apenas falhas, são vistos como oportunidades valiosas para diagnosticar lacunas no conhecimento, promover o pensamento crítico e estimular a autonomia dos estudantes. A análise detalhada desses equívocos permite adaptar o ensino às necessidades individuais dos alunos, favorecendo uma aprendizagem mais significativa. O artigo também destaca o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como ferramentas complementares no processo de ensino-aprendizagem, por meio de aplicativos e plataformas digitais que tornam as aulas mais dinâmicas, interativas e personalizadas. Conclui- se que a integração da análise de erros com o uso das TICs representa uma abordagem inovadora para tornar o ensino da matemática mais inclusivo, eficaz e alinhado às demandas do século XXI.

Descrição

Artigo entregue como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, como requisito parcial para obtenção do grau de Especialização junto ao Curso pós- graduação lato sensu em Ensino de Ciências e Matemática.

Palavras-chave

Ensino de matemática, Análise de erros, Operações básicas, Recursos digitais

Citação

AZEVEDO, Oliveira, Girlane Moulaz. A aprendizagem da matemática por meio da análise de erros e recursos digitais no ensino fundamental. Orientador(a): Andréia Maciel da Silva. 2025. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2025.