Gestão escolar democrática: fundamentos da gestão pública e desafios para a efetivação da participação e transparência na educação brasileira
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Revista Acadêmica da Lusofonia
Resumo
A gestão escolar democrática representa um dos principais avanços da educação brasileira no pós-Constituição de 1988, consolidando-se como princípio essencial da escola pública ao articular transparência, participação, autonomia e corresponsabilidade. Este artigo tem como objetivo analisar a gestão escolar democrática sob a perspectiva da gestão pública, enfatizando os princípios constitucionais aplicados à administração educacional, o planejamento e execução de políticas públicas, a gestão de recursos financeiros, a participação social como instrumento de controle democrático, a transparência e os desafios contemporâneos de integração entre políticas e práticas administrativas. Para tanto, utilizou-se metodologia de revisão bibliográfica, com base em artigos científicos disponíveis em bases como SciELO e EPAA, de autores como Souza (2009), Batista e Pereyra (2020), Amaro (2024) e Zardo-Morescho (2025), entre outros. A análise evidenciou que, embora a legislação e os documentos oficiais assegurem a gestão democrática, sua efetivação enfrenta obstáculos relacionados à escassez de recursos, à fragmentação das políticas públicas e à permanência de práticas centralizadoras. Em contrapartida, identificaram-se inovações relevantes, como o fortalecimento dos conselhos escolares, a adoção de práticas colaborativas e o uso de tecnologias digitais para ampliar a participação e a transparência. Conclui-se que a gestão escolar democrática, mais do que um modelo administrativo, é um projeto político e pedagógico que reafirma a escola como espaço de cidadania e transformação social, exigindo o engajamento de gestores, professores, estudantes, famílias e comunidade.
Descrição
Artigo científico publicado como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru como requisito parcial para obtenção do grau de Tecnóloga em Gestão Pública.
Palavras-chave
Gestão escolar democrática, Políticas públicas, Participação social, Transparência, Educação pública
Citação
SILVA, Cínthia Venâncio Babilon da; NASCIMENTO, Elizete Pereira do. Gestão escolar democrática: fundamentos da gestão pública e desafios para a efetivação da participação e transparência na educação brasileira. 2025. 21 f. Orientador: Iveltyma Roosemalen Passos Ibiapina. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Gestão Pública) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Campus Jaru, 2025.
