Fidelização do cliente com o bom atendimento
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Revista Acadêmica da Lusofonia
Resumo
A satisfação e a fidelização de clientes constituem pilares estratégicos para as empresas, uma vez que a recorrência de consumo garante maior estabilidade ao negócio. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo analisar o nível de satisfação dos clientes de uma empresa localizada em Jaru-RO, com ênfase em sua percepção sobre a qualidade do atendimento recebido. Para alcançar tal finalidade, foi adotada a metodologia de estudo de caso. Evidências de pesquisas anteriores apontam que o atendimento diferenciado configura-se como um dos principais fatores de competitividade, visto que, em muitos casos, os clientes priorizam a forma como são tratados no momento da compra, em detrimento do preço. Assim, o atendimento torna-se decisivo para a consolidação da empresa no mercado, influenciando tanto na intenção de recompra quanto na recomendação espontânea do estabelecimento a amigos e familiares. Os resultados obtidos no estudo confirmam essa tendência, evidenciando que a qualidade do atendimento foi determinante para a satisfação e fidelização dos clientes analisados.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial EaD do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, como requisito para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Comercial.
Palavras-chave
Fidelização, Clientes, Satisfação
Citação
VICENTE, Lucilene Custódio; TELEK, Maria Katharina Teles; LIMA, Rone Barreto; IBIAPINA, Iveltyma Roosemalen Passos. Fidelização do cliente com o bom atendimento. Orientador: Iveltyma Roosemalem Passos Ibiapina. 2025. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Comercial (EaD)), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Jaru, 2025.
