Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A importância do planejamento estratégico para o sucesso empresarial

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

O planejamento estratégico (PE) é essencial para o sucesso e a sustentabilidade das empresas, especialmente em um ambiente de mercado altamente competitivo e sujeito a constantes mudanças. No entanto, sua ausência configura-se como a principal causa para a falta de sustentabilidade e o consequente fechamento de muitas empresas. O objetivo geral deste trabalho é avaliar a importância do Planejamento Estratégico como um diferencial para o sucesso empresarial, de forma a garantir crescimento, adaptabilidade e vantagem competitiva no longo prazo nas empresas. A pesquisa é de natureza aplicada, com a abordagem predominantemente qualitativa, com enfoque exploratório e descritivo. O instrumento utilizado para coleta de dados na pesquisa de campo foi um questionário semi estruturado, elaborado no Google Formulários. Os resultados apontam para a análise dos principais desafios na implementação do PE, como a falta de alinhamento e de cultura voltada para a gestão estratégica. O estudo reforça que o planejamento não é apenas uma ferramenta técnica, mas um diferencial estratégico que orienta as decisões presentes com foco no futuro, devendo ser participativo, contínuo e fundamentado em dados e metas realistas.

Descrição

Artigo tecnológico entregue como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – (IFRO), Câmpus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para obtenção do grau de tecnólogo, junto ao Curso Gestão Comercia na modalidade EaD.

Palavras-chave

Planejamento estratégico, Pequenas empresas, Ferramentas estratégicas, Competitividade, Crescimento empresarial

Citação

SOARES, Lara Fabia Amancio Rabelo. A importância do planejamento estratégico para o sucesso empresarial. Orientador: Ricardo dos Santos Pereira. 2025. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Comercial EAD),