Economia de escala e qualidade na saúde: o impacto dos consórcios intermunicipais na eficiência da saúde pública
Carregando...
Data
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS) tem como principal objetivo, ampliar e aperfeiçoar a oferta de serviços de saúde, regido pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir dessa escassez de estudos, qual o impacto dos consórcios intermunicipais na eficiência e na qualidade da saúde pública? Trata-se de estudo de revisão de literatura do tipo integrativa de abordagem qualitativa, cuja finalidade consistiu em reunir e resumir os estudos em formatos de artigos científicos já publicados sobre o tema proposto, visando atender os objetivos estabelecidos. Dentre as principais funções observadas, cabe destacar, a de gestão compartilhada de serviços de média e alta complexidade, a contratação de profissionais especializados, a aquisição conjunta de insumos de saúde e medicamentos, exames complementares, diagnósticos e de alto custo. Os consórcios intermunicipais de saúde representam um modelo de gestão pública de saúde inovador, promovendo a colaboração entre municípios para otimizar os recursos aplicados e garantir a prestação de serviços de saúde à população.
Descrição
Artigo entregue como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, como requisito parcial para obtenção do grau de Tecnólogo, junto ao Curso de Tecnologia em Gestão Pública
Palavras-chave
Consórcios intermunicipais, Gestão pública, Saúde Pública
Citação
ARAUJO, Hayslla Mikaella do Couto; COSTA, Samuel Soares da; LUCION, Rosane de Almeida. Economia de escala e qualidade na saúde: o impacto dos consórcios intermunicipais na eficiência da saúde pública. Orientador: Glicerinaldo de Sousa Gomes. 2025. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Gestão Pública (EaD); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2025.
