Contribuições docentes indígenas Paiter Suruí sobre as pesquisas em etnomatemática
Carregando...
Data
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma análise das contribuições de docentes indígenas Paiter Suruí sobre as pesquisas em Etnomatemática. O estudo se classifica como qualitativo com uma abordagem autoetnográfica, foi realizado com a participação de quatro professores indígenas (incluindo a primeira autora deste trabalho) da etnia Paiter Suruí, residentes na Terra Indígena Sete de Setembro, em Cacoal (RO). Teve como fundamentação teórica autores na área da Etnomatemática e os resultados obtidos apontam que a maioria dos participantes da pesquisa já possuem uma experiência relevante na área da pesquisa em Etnomatemática e reconhecem a importância dela para a prática pedagógica dos professores indígenas, bem como para contribuir com a revitalização da cultura e das identidades indígenas.
Descrição
Artigo entregue como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, como requisito parcial para obtenção do grau de Especialização junto ao Curso pós-graduação lato sensu em Ensino de Ciências e Matemática.
Palavras-chave
Povos Indígenas, Paiter Suruí, Etnomatemática, Docentes Indígenas
Citação
SURUÍ, Marli Henrique de Lima Pio. Contribuições de docentes indígenas Paiter Suruí sobre as pesquisas em etnomatemática. Orientador(a): Antonio Ferreira Neto. 2025. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2025.
