Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Desafios nas séries iniciais: lacunas na formação dos pedagogos no ensino de matemática

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Este artigo apresenta um estudo referente aos desafios no ensino da matemática nas séries iniciais, considerando a formação dos pedagogos e seu impacto na aprendizagem dos acadêmicos do curso de pedagogia. O objetivo deste artigo é analisar os desafios e as deficiências na formação matemática dos pedagogos, tendo em vista, sua carga horária, a preparação dos acadêmicos e outros aspectos relevantes. Compreender esses fatores é essencial para analisar as dificuldades e desafios enfrentados pelos pedagogos no ensino da matemática nos anos iniciais. Diante dessas questões, é comum que os pedagogos, especialmente os recém-formados, sintam insegurança ao exercer a profissão. Os resultados apontam que a formação matemática nos cursos de Pedagogia ainda é enxuta, com carga horária reduzida. Isso pode refletir na forma como os futuros professores se sentem ao trabalhar a matemática nos anos iniciais. Este trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisa e revisão bibliográfica, tendo como principais canais de coleta de dados os sites Periódicos Capes e google acadêmico, com a utilização de descritores alinhados à temática investigada.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação de Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Matemática.

Palavras-chave

Aprendizagem, Desafios, Ensino, Matemática, Pedagogos

Citação

CARVALHO, Izabel Aparecida Fogaça. Desafios nas séries iniciais: lacunas na formação dos pedagogos no ensino de matemática / Izabel Aparecida Fogaça Carvalho. - Cacoal, 2025. 17 f. Orientador(a): Profª. Me. Maily Marques Pereira. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Cacoal, 2025.