Intervenções tecnológicas na agricultura familiar: o papel do pastejo rotacionado na produção leiteira
Carregando...
Data
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho apresenta a implantação do sistema de pastejo rotacionado na Chácara Dois Irmãos, em Nova Brasilândia D’Oeste (RO), como uma tecnologia para melhorar a produção leiteira em pequena propriedade. A pesquisa utilizou a pesquisa-ação, com acompanhamento prático e apoio técnico da assistência rural. Foram divididos 1 hectare em 24 piquetes, plantadas gramíneas produtivas (Mombaça, Zuri e Miyagi), com irrigação e adubação planejada. Os resultados mostraram aumento da produção de leite (de 20–30 para até 80 L/dia), maior lotação (de 5 para até 12 UA/ha) e melhora da qualidade da forragem, além de reduzir plantas invasoras e proteger o solo. O sistema se mostrou viável tecnicamente, economicamente interessante e ambientalmente sustentável, sendo uma boa alternativa para pequenas propriedades leiteiras.
Descrição
Artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito para a obtenção para obtenção do grau de Tecnóloga, junto ao Curso Superior Tecnológico em Gestão Comercial, Sob a orientação da professora Camila Calazans da Silva Luz.
Palavras-chave
Manejo, Taxa de lotação, Forrageiras, Bovino
Citação
SILVA, Claudeir Pereira da. Intervenções tecnológicas na agricultura familiar: o papel do pastejo rotacionado na produção leiteira. Orientadora: Camila Calazans da Silva Luz. 12 f. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso. (Superior de Tecnologia em Gestão Comercial EaD), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2025.
