Correlação espacial da produtividade e parâmetros biofísicos de pastagem determinados por índices de vegetação em pastagem
Carregando...
Data
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
No Brasil, grande parte da atividade pecuária do país é baseada em sistemas de alimentação a pasto. A taxa de lotação é o problema mais importante no manejo de pastagens, sendo que determinar a capacidade de suporte adequada, momentaneamente, é fundamental para manter a qualidade da pastagem. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é avaliar a correlação espacial entre a produtividade da pastagem com índices de vegetação, utilizando técnicas avançadas de sensoriamento remoto na região do Vale do Jamari, Rondônia. O trabalho foi realizado em solo sob cultivo de pastagem na região do Vale do Jamari, em área experimental do Instituto Federal de Rondônia - Campus Ariquemes. Para a coleta de pastagem foi utilizado um grid amostral pré-definido de com espaçamentos regulares de 75 m, perfazendo um total de 15 pontos amostrais na malha. As variáveis analisadas foram massa seca, massa verde, altura, densidade volumétrica de forragem (DVF) e umidade. Além da coleta biomassa, foi realizado o imageamento um dia antes da coleta de pastagem para a construção da ortofoto do dossel da pastagem através de um sensor multi-espectral acoplado ao drone DJI Mavic 3. Os dados da pastagem foram avaliados por técnicas de estatística descritiva e geoestatísticas. A pastagem estudada apresentou médias de 1.374,92 kg ha-1 e 37,73 cm para massa seca e altura, respectivamente. As variáveis estudadas obtiveram melhor representatividade pelo modelo esférico e apresentara patamar definido. Ainda, o NDVI possui alta correlação com a massa seca e massa verde da pastagem e moderada correlação com a altura e DVF.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Bacharelado em Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Campus Ariquemes.
Palavras-chave
Variabilidade espacial. Geoestatística. Produção de pastagens. NDVI em pastagens., Geoestatística, Produção de pastagens, NDVI em pastagens
Citação
SANTOS, Oséias Rosário. Correlação espacial da produtividade e parâmetros biofísicos de pastagem determinados por índices de vegetação em pastagem. Orientador: Ivanildo Amorim de Oliveira. Coorientador: Luciane da Cunha Codognoto. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Ariquemes, 2025.