Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
[COMUNICADO]: Informamos que o Repositório Institucional do IFRO ficará indisponível nos dias 28 e 29 de agosto para a realização de atualizações no sistema. A interrupção temporária se faz necessária devido à complexidade do processo de atualização. Caso os trabalhos sejam concluídos antes do previsto, informaremos. Agradecemos a compreensão e colaboração de todos. Cordialmente, DGTI

Análise dos impactos ambientais em diferentes tipos de descartes de resíduos: aterro sanitário e descarte a céu aberto (lixão)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A gestão inadequada de resíduos sólidos é um desafio global, intensificado pelo crescimento populacional e seus consequentes impactos ambientais e sociais. O presente estudo teve como objetivo geral analisar os principais impactos dos resíduos descartados em aterro sanitário e em descarte a céu aberto (lixão). Neste modo, tendo como aspectos específicos apontar os principais danos ambientais causados pelo descarte de resíduos, comparar os pontos positivos e negativos de aterros sanitários e lixões, compreender os impactos ambientais de cada método e analisar os benefícios do aterro sanitário em relação ao descarte a céu aberto na cidade de Colorado do Oeste/RO, bem como as despesas do município com a utilização do aterro sanitário para destinação dos resíduos. A metodologia utilizada consistiu em uma revisão bibliográfica aprofundada, com a análise de estudos, pesquisas e notícias, além da coleta de dados específicos sobre o descarte de resíduos em Colorado do Oeste, Rondônia, obtidos através do portal de transparência da prefeitura municipal. Os resultados revelaram que o descarte a céu aberto (lixões) causam impactos devastadores, como contaminação do solo e da água, emissão de gases de efeito estufa, além de riscos diretos à saúde humana. De modo contrário, os aterros sanitários, quando bem planejados e operados, representam uma forma mais segura e eficaz de destinação final, drenagem de chorume e captação de gases, minimizando os impactos ambientais. Conclui-se que o aterro sanitário é a opção mais vantajosa do ponto de vista ambiental e social.

Descrição

Artigo Científico entregue como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, como requisito parcial para obtenção do grau de tecnólogo, junto ao Curso Gestão ambiental.

Palavras-chave

Aterro sanitário, Descarte a céu aberto, Gestão de resíduos, Impactos ambientais, Resíduos sólidos

Citação

SOUZA, Gomes Anna Paula. Análise dos impactos ambientais em diferentes tipos de descartes de resíduos: aterro sanitário e descarte a céu aberto (lixão). Orientador(a): Heronelson David Silva Ferreira. 14 f. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Gestão Ambiental), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Colorado do Oeste, 2025.