Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

As gerações organizacionais e o papel do líder no gerenciamento de conflitos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A presente pesquisa objetiva analisar o papel do líder na mediação de conflitos entre as gerações Baby Boomers, X, Y e Z, tendo como especificações verificar as características disponíveis em cada geração, identificar suas contribuições e pontos positivos e negativos. Além das características do líder, seu papel e função dentro de resolução de conflitos. O tema abordado foi efetuado por meio de pesquisa descritiva, bibliográfica e exploratória, com abordagem qualitativa. Como resultado, percebeu-se que os liderados, na medida em que têm a real noção das suas atribuições, terão também, discernimento para sentirem no dia-a-dia a efetiva noção do que seja liderar e o que seja ser liderado. Ser liderado requer, portanto, habilidades em perceber a forma aplicada da liderança, ter raciocínio rápido para elaborar o que acontece na dinâmica diária do trabalho e sabedoria para internalizar. Com isso, ele precisa analisar as situações de conflito entre as gerações, para averiguar o que é positivo e negativo e depois conseguir mediar ou aproveitar da situação.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado ao curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito parcial para obtenção do título de tecnólogo em Gestão Pública.

Palavras-chave

Geração organizacional, Liderança, Gestão de conflitos

Citação

BRANDÃO, Emanuel Pereira. As gerações organizacionais e o papel do líder no gerenciamento de conflitos. Orientador: Felipe de Castro Quelhas. 2025. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD). Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2025.