O uso de ferramentas de IA para potencializar a aprendizagem interdisciplinar: experiências nas disciplinas de Química e Trilhas no novo Ensino Médio
Carregando...
Arquivos
Data
2025
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar e analisar experiências pedagógicas desenvolvidas no Ensino Médio a partir do uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA), como o ChatGPT, o NotebookLM e o Teachy, no contexto das disciplinas de Química e Trilhas, conforme a proposta do Novo Ensino Médio. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa com base em relatos de práticas realizadas em sala de aula, destacando como a integração dessas tecnologias pode potencializar a aprendizagem interdisciplinar, promover o protagonismo estudantil e apoiar a mediação pedagógica. Os projetos “Química da Guerra” e “Alimentação Saudável” serviram como cenários de aplicação das ferramentas, permitindo aos estudantes explorar conteúdos por meio da pesquisa, organização de informações, elaboração de resumos e atividades práticas. Além disso, o uso do Teachy contribuiu para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Os resultados apontam que o uso combinado de IA facilita o entendimento de conceitos complexos, amplia o acesso à informação e torna o processo de ensino-aprendizagem mais interativo, dinâmico e significativo. Conclui-se que essas ferramentas podem ser grandes aliadas da educação, desde que utilizadas com intencionalidade pedagógica e alinhadas aos objetivos de aprendizagem.
Descrição
Relatório técnico entregue como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, como requisito parcial para obtenção do grau de Especialista, junto ao Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Informática aplicada na Educação.
Palavras-chave
Inteligência Artificial, Ensino Médio, Química, Interdisciplinaridade, Novo Ensino Médio, ChatGPT, NotebookLM, Inclusão
Citação
PLASTER, Noeli. O uso de ferramentas de IA para potencializar a aprendizagem interdisciplinar: experiências nas disciplinas de Química e Trilhas no novo Ensino Médio. 2025. Relatório técnico (Especialização em Informática na Educação (EaD)) - Instituto Federal de Rondônia, Ji-Paraná, IFRO, 2025.