Associação entre hortas escolares e o Programa Saúde na Escola: análise da PeNSE 2019 com recorte urbano - rural no Brasil

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Data
2025
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Resumo
Objetivou-se analisar a associação entre a presença de hortas escolares e a participação das escolas no Programa Saúde na Escola (PSE), com base nos dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), considerando as diferenças entre áreas urbanas e rurais. Trata-se de um estudo transversal, com base em dados secundários da PeNSE, conduzida entre abril e setembro de 2019 com estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas brasileiras. A amostra foi probabilística, com análise da variável desfecho “horta escolar” e da variável explicativa “localização da escola”, utilizando-se o teste Qui-quadrado de Pearson. Das 75.960 escolas analisadas, 21,88% relataram possuir horta escolar. Houve associação significativa entre a presença de hortas e a participação no PSE apenas nas áreas urbanas (p < 0,05), enquanto nas áreas rurais essa associação não foi estatisticamente significativa. Apesar da maior prevalência de hortas nas zonas rurais, sua ocorrência parece ocorrer de forma espontânea, independentemente do PSE. Os resultados indicam que o PSE pode desempenhar papel estruturante para a implementação de hortas nas áreas urbanas, onde os desafios são mais acentuados. A presença de hortas escolares reflete desigualdades territoriais e aponta a importância da articulação entre políticas públicas para o fortalecimento da EAN nas diferentes realidades escolares do país
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito de avaliação parcial para a obtenção do títutlo de Tecnóloga em Gestão Pública.
Palavras-chave
Hortas escolares, Programa Saúde na Escola, Alimentação saudável
Citação
SILVA, Juliana Perozo da. Associação entre hortas escolares e o Programa Saúde na Escola: análise da PeNSE 2019 com recorte urbano - rural no Brasil. Orientadora: Isabel Cristina Bento. 2025. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD). Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2025.