Análise das políticas de inclusão étnico-racial e o papel do gestor público.
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Data
2025
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Resumo
A inclusão social das minorias étnico-raciais no Brasil tem sido uma meta central das políticas públicas nas últimas décadas. Este estudo teve como objetivo analisar as políticas públicas de inclusão étnico-racial, com ênfase nos desafios e impactos dessas políticas. A pesquisa foi conduzida por meio da análise de documentos legais, diretrizes curriculares e estudos acadêmicos sobre a temática. Os dados foram analisados com base em categorias temáticas definidas pela literatura especializada. A análise revelou que, apesar dos avanços legais, como a implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, ainda existem desafios significativos para a efetivação dessas políticas, incluindo a falta de formação docente adequada, a escassez de materiais pedagógicos e a resistência institucional. Além disso, o papel dos gestores públicos e escolares na implementação dessas políticas é estratégico, mas frequentemente limitado por questões estruturais e políticas. Foi observado que, nas escolas onde as políticas são aplicadas de forma planejada e contínua, houve avanços na valorização das identidades afro-brasileiras e indígenas, reduzindo práticas discriminatórias. Conclui-se que a consolidação das políticas de inclusão étnico-racial depende de um compromisso institucional e de investimentos na formação crítica dos profissionais da educação, para criar ambientes escolares mais equitativos e representativos.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado ao curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, campus Porto Velho Zona Norte como requisito de avaliação parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública.
Palavras-chave
Inclusão étnico-racial, Políticas públicas, Gestores públicos, Equidade
Citação
GONÇALVES, Leandro. Análise das políticas de inclusão étnico-racial e o papel do gestor público. Orientadora: Isabel Cristina Bento. 2025. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD). Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2025.