Dificuldade de aprendizagem em matemática na turma do 9º ano do ensino fundamental II, de uma escola, localizada na zona rural do município de Nova Mamoré - RO
Carregando...
Data
2022
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O artigo tem o objetivo explanar e entender as dificuldades de aprendizagem dos alunos na disciplina da matemática, no 9º ano do Ensino Fundamental II, da E.M.E.I.F. Marechal Cândido Rondon, Município de Nova Mamoré. Com experiências de alguns anos ministrando aulas nessa instituição, somados a relatos de outros professores, com observações e indagações surge o interesse de entender o fenômeno persistente nessa série com o passar dos anos. Por ser uma escola atípica da região amazônica, fronteiriça com a Bolívia, algumas problemáticas são geradas o que influência no aprendizado dessas crianças. Foram levantados e analisados dados documentais, como diários, PPP (Projeto Político Pedagógico), além de outros periódicos especializados na área para uma pesquisa qualitativa, com indagações pessoais no cotidiano. Nota-se que o processo de aprendizado dos alunos é deficitário, além dos fatores interpretativos, abstrativos das leituras e escritas matemáticas que são perceptíveis. Outros fatores impactantes são visíveis como, forma de vida dos estudantes, uma vez que se trata de famílias da zona rural, onde a ajuda com o trabalho no campo é uma realidade. Somado a isso, tem-se os fatores climáticos, pois por se tratar da região amazônica, as chuvas persistentes no início do ano letivo prejudicam o acesso escolar, acarretando à diminuição da carga horária das disciplinas. Logo, com base no estudo do processo ensino-aprendizado em matemática desses alunos, e esses problemas, vê-se como possíveis soluções a elaboração de uma grade curricular e um calendário escolar diferenciado para contemplar os danos sofridos, além do mais fica evidenciado a necessidade de se trabalhar mais práticas que envolvam a vida no campo. Desta forma, associando assim, a realidade local, e projetos onde intercalam teoria e prática.
Descrição
Trabalho de conclusão de Curso apresentado ao Instituto Federal de Rondônia (IFRO Campos Guajará-Mirim), como requisito parcial para conclusão do Curso de Pós-Graduação Lato sensu em Ensino de Ciências e Matemática.
Palavras-chave
Dificuldade, Aprendizado, Matemática, Escola zona rural, região amazônica
Citação
GUEDES, Rosivan de Lima. Dificuldade de aprendizagem em matemática na turma do 9º ano do ensino fundamental II, de uma escola, localizada na zona rural do município de Nova Mamoré - RO. Orientador: Marcus Vinícius da Conceição Morro. 2022. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Guajará-Mirim, Guajará-Mirim, 2022.