A importância da ludicidade nas práticas pedagógicas no ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
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Data
2025
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Resumo
O artigo analisa a importância da ludicidade nas práticas pedagógicas de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo central é demonstrar como jogos, brinquedos e brincadeiras podem ampliar o interesse discente e favorecer a construção de conceitos numéricos e geométricos. Adoptou-se uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, sustentada em pesquisa bibliográfica realizada em livros, artigos e documentos normativos publicados entre 2000 e 2025. A análise, guiada pela técnica de conteúdo, organizou os achados em quatro eixos: fundamentos teóricos da matemática escolar; classificação de jogos e brincadeiras; relação entre ludicidade e desenvolvimento cognitivo; e mediação docente. Os resultados indicam que atividades como bingo infantil, palitinhos, quebra-cabeça, blocos de construção, jogo da memória e dominó potencializam a atenção, a memorização, o raciocínio espacial e o valor posicional, desde que planejadas com intencionalidade didática e avaliadas de forma formativa. O estudo ressalta ainda que o equilíbrio entre recursos digitais e materiais concretos é decisivo para evitar perda de sociabilidade e motivação. Conclui-se que a integração de metodologias ativas com jogos tradicionais contribui para ressignificar a Matemática como linguagem viva, supere mitos de dificuldade e promova o desenvolvimento integral das crianças.
Descrição
Relatório científico entregue como Trabalho de Conclusão de Curso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal como requisito parcial para obtenção do grau de licenciado, junto ao Curso Licenciatura em Matemática sob a orientação do professor Claudemir Miranda Barboza.
Palavras-chave
Ludicidade, Matemática, Desenvolvimento Cognitivo
Citação
GULARTE, Maria Ely. A importância da Ludicidade nas práticas pedagógicas no ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Orientador: Claudemir Miranda Barboza.2025. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2025