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Políticas públicas de incentivo à permanência e êxito em cursos de graduação na modalidade EaD em instituições públicas de ensino superior no Brasil

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REVISTA OBSERVATORIO DE LA ECONOMIA LATINOAMERICANA

Resumo

Este artigo explora as políticas públicas voltadas para a permanência e o êxito de alunos nos cursos de graduação na modalidade EaD em Instituições Públicas de ensino superior. A pesquisa examina os principais desafios enfrentados pelos estudantes e as estratégias adotadas pelas instituições para promover o sucesso acadêmico. A abordagem metodológica foi bibliográfica e documental, com a análise de políticas públicas e de documentos institucionais relacionados ao tema. A técnica de análise de conteúdo foi utilizada para identificar as práticas mais eficazes e os obstáculos ainda presentes nesse contexto, permitindo identificar temas recorrentes, padrões nas estratégias de permanência e desafios enfrentados pelas instituições.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado à coordenação do curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública (Ead) do Instituto Federal de Educação CIência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito para a obtenção de título de Tecnóloga em Gestão Pública.

Palavras-chave

Citação

AMORIM, Alini Henrique de. Políticas públicas de incentivo à permanência e êxito em cursos de graduação na modalidade EaD em instituições públicas de ensino superior no Brasil. Orientadora: Marialva de Souza Silva. Co - orientador: Gilberto Paulino da Silva. 2025. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Gestão Pública EaD). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2025.