Influência do Design Instrucional no Ensino Ead

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2025
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O Ensino a Distância (EAD) tem se destacado como uma alternativa essencial para democratizar o acesso à educação em um cenário de crescente demanda por flexibilidade e inclusão. O design instrucional surge como um elemento fundamental para potencializar a qualidade do ensino em plataformas digitais, ao integrar aspectos pedagógicos, tecnológicos e comunicacionais. Este trabalho tem como objetivo analisar a influência do design instrucional na experiência e nos resultados de aprendizagem no EAD. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma revisão sistemática, conduzida com base no protocolo PRISMA e em buscas realizadas em bases de dados como Scielo, ERIC, SpringerLink e Google Scholar. Os critérios de inclusão priorizaram estudos publicados nos últimos dez anos, em português, inglês ou espanhol, com foco em práticas e desafios relacionados ao design instrucional no ensino a distância. Os resultados revelam que o uso de estratégias bem estruturadas de design instrucional contribui significativamente para o engajamento dos estudantes, a retenção de conhecimento e a superação de dificuldades pedagógicas e tecnológicas. Além disso, foram identificados desafios, como a resistência ao uso de novas tecnologias e a necessidade de formação continuada para educadores. Conclui-se que o design instrucional desempenha um papel estratégico no fortalecimento do EAD, sendo indispensável para a criação de experiências educacionais mais interativas, inclusivas e eficazes.
Descrição
Artigo apresentado ao Curso de Pós Graduação em Informática na Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, como requisito para a obtenção do título de Especialista em Informática na Educação.
Palavras-chave
Ensino a Distância, Design Instrucional, Educação Online, Retenção de Conhecimento, Engajamento
Citação
Nascimento, Elegiano Cirilo do. Influência do Design Instrucional no Ensino Ead. Orientador: Reinaldo Lima Pereira. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Informática na Educação (EaD) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia, IFRO: Ji-Paraná, 2025