A formação humana integral e integrada na EPT
Carregando...
Data
2025
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este material consiste em um guia teórico que apresenta conceitos e princípios norteadores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), bem como faz algumas elucidações acerca de práticas de ensino que vão ao encontro da formação humana integral, não tendo a intenção de esgotar as discussões sobre o assunto, devido a sua amplitude e complexidade.
Pretendemos trazer à tona pontos importantes que fundamentam a proposta de ensino dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio ofertados pelos Institutos Federais de Educação, a partir de uma pesquisa realizada no Instituto Federal de Rondônia – IFRO, Campus Vilhena, com os docentes que atuam no Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio.
Trata-se do Produto Educacional que deve ser apresentado como requisito para conclusão do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional – ProfEPT. Para a sua elaboração passamos por algumas etapas.
Primeiramente, foram realizadas rodas de conversa com dezoito professores do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Ifro, Campus Vilhena, a partir de um roteiro de perguntas estruturadas, nas quais foi possível fazer um diagnóstico a respeito das concepções dos participantes acerca dos conceitos que envolvem a formação integral e integrada na EPT, que serviram como prévia para a elaboração do presente guia.
Na sequência, foi realizada uma oficina com os mesmos participantes para debate e reflexão de alguns pontos relevantes, com base no referencial teórico, fazendo um link com as práticas pedagógicas experienciadas por eles e para contribuírem com a elaboração do material, dando sugestões sobre os pontos que deveriam ser destacados no guia, formato e diagramação.
Por meio deste material, esperamos poder contribuir com a ampliação de conhecimentos pertinentes à temática e com o fortalecimento de práticas pedagógicas integradoras, considerando que os professores que atuam na EPT não foram contemplados em sua formação inicial no que tange à docência na EPT e que, muitas
vezes, acabam tendo que descobrir, na prática, as especificidades desta modalidade de ensino.
Descrição
Palavras-chave
Formação Integrada, Politecnia, Formação Integral
Citação
Carrijo, Elaine Cristina Ribeiro. A formação humana integral e integrada na EPT. Orientador (a): Sandra Aparecida Fernandes Lopes Ferrari. 2025. 22 f. Produto Educacional (Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Porto Velho, 2025.